terça-feira, 30 de novembro de 2010

Supernatural: Diário de John Winchester


30 de novembro de 1983

São 4 horas da manhã e não consigo dormir.
Me levanto ao menor ruído agora, mesmo que não haja qualquer ruído. É como se meus sentidos estivessem no máximo e não posso desligá-los, é como aquelas vezes em que você se lembra de um sonho e depois de uns dois dias não tem certeza se o que aconteceu foi um sonho ou realidade.
Continuo relembrando passo por passo daquela noite na minha cabeça. Por quê não fui vê-los mais rápido?

Sinto tanto Mary, sinto muito que isso tenha acontecido.
Algum dia você poderá me perdoar?
O que posso fazer para me libertar dessa dor?

The Twilight Zone - Alêm da Imaginação



The Time Element
Vamos falar um pouco mais sobre está série, que fez surgir grandes astros e diretores de peso do meio do suspense.

Em 1958, a CBS comprou um roteiro para TV que Alfred Hitchcock esperava produzir como o piloto de uma série semanal. "The Time Element" marcou, portanto, a primeira investida de Serling no campo da ficção científica.

A história é sobre uma “viagem no tempo”, envolvendo um homem chamado Peter Jenson (William Bendix) que visita um psicanalista, o Dr. Gillespie (Martin Balsam), com queixas de um sonho recorrente no qual ele imagina acordar em Honolulu um pouco antes do ataque japonês a Pearl Harbor. "Eu acordei num quarto de hotel em Honolulu, e é 1941", explica ele, concluindo que estes não são meros sonhos, na verdade são viagens no tempo. Entretanto, o Dr. Gillespie insiste em que a viagem no tempo é impossível, devido ao paradoxo temporal. Durante o seu sonho, aproveitando-se da situação, ele aposta em todos os cavalos e times vencedores e, eventualmente, tenta, sem sucesso, avisar os jornais, os militares, que os japoneses estão planejando um ataque surpresa a Pearl Harbor.

Suas advertências são vistas como delírios enlouquecidos, e são ignoradas ou rechaçadas com violência, inclusive ele é atingido pelo engenheiro (Darryl Hickman), que trabalha no “USS Arizona”, depois de insistir que será afundado em 07 de dezembro. O sonho de Jenson sempre termina como os bombardeiros japoneses sobrevoando na manhã de 07 de dezembro, levando-o a gritar "Eu te disse! Por que não ninguém me ouve?", e Jenson finalmente revela a Dr. Gillespie que ele realmente estava em Honolulu em 07 de dezembro de 1941. Enquanto está no sofá, Jenson adormece novamente, só que desta vez, os aviões japoneses que sobrevoam atiram para dentro das janelas de seu quarto e ele é morto. Quando a câmera mostra o consultório médico, o sofá em que Jenson estava deitado, agora está vazio, e Dr. Gillespie olha em volta, confuso. Ele olha em sua agenda e descobre que na verdade não tinha compromissos agendados para este dia. Gillespie vai a um bar e encontra a foto de Jenson na parede. O garçom lhe diz que Jenson atendia aquele bar, mas foi morto em Pearl Harbor.



Com esse roteiro, Rod Serling encontrou os elementos fundamentais e definidores do estilo e do tema da série que pretendia, que estabeleceu como sendo de ficção científica, e abria e encerrava a narração, com um final revelador e ...
Mas a recepção popular e da crítica que ocorreria em 1959 não atendera aos padrões de 1957, e "The Time Element" fora comprada, na verdade, para ser adiada indefinidamente. E tudo ficaria assim, se não fosse Bert Granet, o novo produtor de Westinghouse Desilu Playhouse, descobrir "The Time Element" nos cofres da CBS, enquanto procurava um roteiro original de Serling para acrescentar prestígio a seu show. "The Time Element" (introduzido por Desi Arnaz) estreou em 24 de novembro de 1958, para uma platéia majoritariamente encantada de telespectadores e críticos.

O humor e a sinceridade do diálogo de Serling "transformaram “The Time Element” divertido", escreveu Jack Gould, do The New York Times. Mais de seis mil cartas de louvor inundaram os escritórios de Granet. Convencida de que uma série com base naquelas histórias poderiam ter sucesso, a CBS começou novamente as conversações com Serling sobre as possibilidades de produzir The Twilight Zone.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Em busca de patrocinio

O.O...

Facilite seu Cosplay!

Fala ae Galera, tudo blz?

Me preparando para o evento OTAKU NO NIPO - POKÉMON, vagando pela net e buscando inspiração para fazer mais e mais pelos fãs de Pokémon, que são muito exigentes, encontro essas maravilhosas imagens que vão com certeza ser uma mão na roda para quem pretende fazer o seu Cosplay em homenagem aos monstrinhos mais fofos do mundo! (Eu acho pelo menos! `^^´)

Para fazer o download, cliquem AQUI (62 MB) e AQUI (64 MB), está dividido em 2 partes...
Vejam alguns exemplos do porque vale a pena baixar....









Jogar video game nunca mais será a mesma coisa! KKK

Alien Arena

Hoje vou dar mais uma dica de um BOM jogo pra vocês, dessa vez é um jogo pouco conhecido, mas que eu adoro.


Alien Arena é um game no estilo FPS repleto de elementos de ficção e um contexto bem futurista. Assim como muitos jogos do gênero ele também não apresenta uma história de fundo, fazendo com que o jogador tenha apenas uma missão: matar o maior número de inimigos possível.


Este game tem jogabilidade similar às ultimas versões de Quake, Doom ou Unreal e a qualidade gráfica não fica atrás de nenhum deles, mas ao contrário desses famosos títulos ele é totalmente gratuito.


E tudo isso em um jogo leve que roda em quase qualquer PC hoje em dia.


Modos de Jogo

Deathmatch: Modo de jogo mais comum, no famoso “mata-mata”, vence quem derrotar mais inimigo.

All Out Assault: Com o mesmo objetivo do Deathmatch, este modo possui mapas maiores e é o único onde os veículos estão disponíveis.

Capture The Flag: Roube a bandeira do time adversário e traga até seu território. Cada bandeira efetivamente capturada vale um ponto, ganhando o time que possuir mais pontos ao final da partida.

DeathBall: Um tipo de Deathmatch, mas com uma única arma, a Deathball. Cada adversário atingido vale dez pontos, e o jogador que perder a bola não pode pegá-la de novo até que outro jogador a toque.

Team Core Assault: Neste modo o objetivo é desarmar as defesas do adversário e destruir o reator de energia inimigo, passando por pontos pré-definidos no mapa.

Categoria: FPS
Nº de jogadores: Multiplayer
Ponto Possitivo: Armas muito legais e jogo rapido
Ponto Negativo: O modo Off-line é chato
Minha Nota: 8.5
Tamanho: 260 MB
Uploader: Dark Shiro
Download

História do Cinema : Filmes Americanos

Chegam às guerras na nossa história do cinema e há uma ascensão no cenário hollywoodiano, com o recesso do cinema europeu durante a 1a Guerra Mundial,

Em 1912, Mack Sennett, o maior produtor de comédias do cinema mudo, que descobriu Charles Chaplin e Buster Keaton, instala a sua Keystone Company.


KEYSTONE COMEDIES with MACK SENNETT SILENT CLASSICS

No mesmo ano, surge a Famous Players (futura Paramount) e, em 1915, a Fox Films Corporation.



Para enfrentar os altos salários e custos de produção, exibidores e distribuidores reúnem-se em conglomerados autônomos, como a United Artists, fundados em 1919.



A década de 20 consolida a indústria cinematográfica americana e os grandes gêneros – western, policial, musical e, principalmente, a comédia –, todos ligados diretamente ao estrelismo.

Star system
O desenvolvimento dos grandes estúdios proporciona o surgimento do star system, o sistema de "fabricação" de estrelas que encantam as platéias. Mary Pickford, a "noivinha da América", Theda Bara, Tom Mix, Douglas Fairbanks e Rodolfo Valentino são alguns dos nomes mais expressivos.

Com o êxito alcançado, os filmes passam dos 20 minutos iniciais a, pelo menos, 90 minutos de projeção. O ídolo é chamado a encarnar papéis fixos e repetir atuações que o tenham consagrado, como Rosita, de 1923, com Mary Pickford.



COMÉDIA

Baseada na sátira de pequenas cenas do cotidiano, a comédia americana dos anos 20 privilegia lugares, situações e objetos que retratam a vida urbana e a "civilização das máquinas". Recorre com freqüência ao "pastelão" e ganha impulso com o produtor e diretor americano Mack Sennett. Destacam-se os tipos desenvolvidos por Ben Turpin, Buster Keaton, Harold Lloyd e Charles Chaplin.



Charles Chaplin (1889-1977), diretor, produtor e ator, passam uma infância miserável em orfanatos, na Inglaterra. Emprega-se nos music halls em 1908 e adquire algum sucesso como mímico. Contratado por um empresário norte-americano, vai para os Estados Unidos em 1913 e, um ano depois, realiza seu primeiro filme - Carlitos Repórter (Making a Living - 1914). Seu personagem, Carlitos, o vagabundo com bengala, chapéu-coco e calças largas, torna-se o tipo mais famoso do cinema. Entre seus principais filmes estão O Garoto (Kid, The - 1921), Em Busca do Ouro (The Gold Rush - 1925), Luzes da Cidade (City Lights - 1931), Tempos Modernos (Modern Times - 1936) e O Grande Ditador (The Great Dictator - 1940).





Buster Keaton (1895-1966), Joseph Francis Keaton nasce nos Estados Unidos e estréia no palco aos três anos, acompanhado de seus pais, num número de acrobacia. Recebe o apelido de Buster (demolidor) por sua resistência aos tombos. Em 1917 começa no cinema, fazendo pontas. Três anos depois, passa à direção. Torna-se famoso com a criação de um tipo inesquecível - o cômico que nunca ri - consagrado em O General (The General - 1927) e Marinheiro de Encomenda (Steamboat Bill, Jr. - 1928), entre outros. É considerado um dos maiores nomes do cinema humorístico, comparável a Chaplin.



Veja tambem os outros posts sobre a História do Cinema:
Como tudo começou
Os primeiros filmes

domingo, 28 de novembro de 2010

Games....

Vídeo muito legal, sobre os clássicos do vídeo game!!!!!



Alguem lembra o nome da Minhoca?????
Esse jogo é muito engraçado =D

sábado, 27 de novembro de 2010

Pokemon ...

A super divulgação dos novos monstrinhos pokemon- black and White, os bonecos participaram do desfile de ação de graças do EUA.

Inception Cat

Para quem gosta de gatos =D

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

One Piece filme 3D

Com estreia marcada para março de 2011, está rolando no youtube um trailer muito bacana. Imagine como sera os golpes do Ruffy em 3D ... Pena que aqui não vai ir para o cinema.
Então ignorem este post alias melhor nem ver o trailer para não passar vontade...

Supernatural: Diário de John Winchester

26 de novembro de 1983

Está bem, vou voltar a tentar escrever, mas não creio que esteja me ajudando em nada. Nem sei se quero me lembrar do que aconteceu hoje; falei com a polícia novamente, eles dizem que a investigação continua, mas eu sei que eles não têm a mínima idéia do que aconteceu.
Perguntei se eles determinaram alguma causa para o inicio do incêndio e eles dizem que ainda não encontraram nada, nem me dizem se consideram o acontecido
como um crime ou não.
Aconteceu uma coisa estranha no interrogatório, eles me fizeram as mesmas perguntas da noite do acidente: onde estava... como era minha relação com minha esposa... sehavia algum problema com os meninos...

O que está acontecendo???


Pistola de James Bons e o Uniforme do Darth Vader foram ao leilão



A pistola usada no filme 'Moscou contra 007' foi vendida por 277.250 libras (US$ 439 mil dólares) em um leilão em Londres nesta ultima quinrta-feira foi cerca de 15 vezes o valor estimado antes do leilão.

O resultado compensou em parte pelo desapontamento da casa de leilões Christie's quando um raro figurino de Darth Vader, previsto para ser arrematado por entre 160 mil e 230 mil libras, não foi vendido.

A arma foi uma pistola de ar Walter que o ator Sean Connery segurou em uma sessão de fotos da qual saiu a imagem principal do pôster e da campanha publicitária do filme de 1963.

Antes do leilão de objetos de cultura pop, a pistola tinha sido avaliada em entre 15 mil e 20 mil libras. A última vez em que tinha sido leiloada antes foi em 2001, quando foi arrematada por 14.100 libras.

O figurino de Darth Vader teria sido usado na produção de 'O Império Contra-Ataca', o segundo filme 'Guerra nas Estrelas' a ser lançado.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cinema: Os primeiros filmes

Pequenos documentários e ficções são os primeiros gêneros do cinema.

A linguagem cinematográfica se desenvolve, criando estruturas narrativas. Na França, na primeira década do século XX, são filmadas peças de teatro, com grandes nomes do palco, como Sarah Bernhardt. Em 1913 surgem, com Max Linder – que mais tarde inspiraria Chaplin –, o primeiro tipo cômico e, com o Fantômas, de Louis Feuillade, o primeiro seriado policial. A produção de comédias se intensifica nos Estados Unidos e chega à Inglaterra e Rússia. Na Itália, Giovanni Pastrone realiza superproduções épicas e históricas, como Cabíria, de 1914.

Sarah Bernhardt

Max Linder

Louis Feuillade

Giovanni Pastrone


Fantomas - 1913/1914



Calibria 1914

DOCUMENTÁRIO

Em 1896 os Lumière equipam alguns fotógrafos com aparelhos cinematográficos e os enviam para vários países, com a incumbência de trazer novas imagens e também exibir as que levam de Paris. Os caçadores de imagens, como são chamados, colocam suas câmeras fixas num determinado lugar e registram o que está na frente. A Inglaterra, O México, Veneza, A cidade dos Doges passam a integrar o repertório dos Lumière. Coroação do Czar Nicolau II, filmado em Moscou, é considerado a primeira reportagem cinematográfica.



Coroação do Czar Nicolau II - Lumiere

FICÇÃO

Edwin Porter

Os rudimentos da narração e da montagem artística são desenvolvidos pelo americano Edwin Porter, em 1902, em Vida de um bombeiro americano, e consolidados, um ano mais tarde, com O grande roubo do trem, o primeiro grande clássico do cinema americano. O filme inaugura o western e marca o começo da indústria cinematográfica. Despontam, então, dois grandes nomes dos primórdios do cinema: Georges Méliès e David Griffith.



Georges Méliès (1861-1938)
Amo muito os trabalhos deste cara !!!!!




Diretor, ator, produtor, fotógrafo e figurinista, é considerado o pai da arte do cinema. Nasce na França e passa parte da juventude desenvolvendo números de mágica e truques de ilusionismo. Depois de assistir à primeira apresentação dos Lumière, decide-se pelo cinema. Pioneiro na utilização de figurinos, atores, cenários e maquiagens, opõe-se ao estilo documentarista. Realiza os primeiros filmes de ficção – Viagem À Lua (Voyage dans la lune, Le / Voyage to the Moon - 1902) e A Conquista do Pólo (Conquête du pôle, La / Conquest of the Pole - 1912) – e desenvolve diversas técnicas: fusão, exposição múltipla, uso de maquetes e truques ópticos, precursores dos efeitos especiais.

Viagem à Lua



A conquista do Pólo



David W. Griffith (1875-1948)



Nascido nos Estados Unidos, é considerado o criador da linguagem cinematográfica. Antes de chegar ao cinema, trabalha como jornalista e balconista em lojas e livrarias. Admirador de Edgar Allan Poe, também escreve poesias. No cinema, é o primeiro a utilizar dramaticamente o close, a montagem paralela, o suspense e os movimentos de câmera. Em 1915, com Nascimento de Uma Nação (The Birth of a Nation), realiza o primeiro longa-metragem americano, tido como a base da criação da indústria cinematográfica de Hollywood. Com Intolerância (Intolerance), de 1916, faz uma ousada experiência, com montagens e histórias paralelas.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

The Twilight Zone : Além da imaginação

Estou assistindo a esta série, é fascinante , o melhor do suspense e do sobrenatural. Quando eu era criança essa séria passava na tv de sexta-feira à noite, eu tentava não perder a nenhum dos epísodios e sempre o no final, ficava com muito medo e começa a berrar para a minha vó ir me buscar na sala porque estava com medo de correr para o meu quarto.

Vamos falar um pouco sobre a história da série:

É um seriado americano criada por Rod Serling e dirigida por Stuart Rosenberg, apresentando histórias de ficção científica, suspense, fantasia e terror. Teve a sua estréia em 1959 com 5 temporadas (156 epísodios, mediante a tanto sucesso na década de 1980 foi lançada, ainda pela pela CBS O Novo Além da imaginação, com 3 temporadas. Essa primeira continuação foi precedida por um filme, No Limite da Realidade que causou polêmica pela morte de um dos atores no set de filmagem.

E em 2002 fizeram um remake com apenas uma temporada, apresentada por Forest Whitaker.

A grande maioria dos episódios abordava histórias com elementos sobrenaturais, ocorrências “Além da Imaginação” e inexplicáveis, tais como viagens no tempo, mundos paralelos, viagens espaciais, alienígenas, fantasmas, vampiros e outras situações misteriosas, ambientadas em um local denominado "Zona do Crepúsculo" ou "Twilight Zone", que originalmente dava título à série.

Introdução de 1959:

"Há uma quinta dimensão além daquelas conhecidas pelo homem. É uma dimensão tão vasta quanto o espaço e tão desprovida de tempo quanto o infinito. É o espaço intermediário entre a luz e a sombra, entre a ciência e a superstição; e se encontra entre o abismo dos temores do homem e o cume dos seus conhecimentos. É a dimensão da fantasia. Uma região Além da Imaginação."


Fabulas


Olá! Eu sou o Rafael que durante um momento de delírio escolheu Tiodra como seu nick. Eu vou fazer posts no blog começando com esse. Para começar eu vou falar de uma HQ que recentemente começou a ser lançada em volumes separados no Brasil (Tendo estórias publicadas no volume da Vertigo):


Fabulas

HQ criada pelo escritor Bill Willingham conta a estória das Fabulas que viviam cada uma em seu reino e com pouca interação entre elas até a invasão do Adversário, ser que começou a conquistar todos os reinos das Fabulas forçando-as em exílio para o mundo normal onde formaram uma comunidade A Cidade das Fabulas no centro de Nova Iorque, com a exceção das Fabulas incapazes de tomar aparência humana normal como os animais falantes que ficam presos na Fazenda.

Unindo mistério, ação, drama, humor, e um incrível desenho. Fabulas traz uma nova visão sobre os personagens das historias, que é bastante diferente:

Um Pinóquio delinqüente.

Lobo Mau como detetive.

Príncipe Encantado como canalha.

Uma das coisas mais interessantes sobre a serie é a união de certos personagens em um, por exemplo, o Príncipe Encantado é o mesmo para todas as historias se casando e divorciando das princesas uma após a outra. O lobo mau de Chapeuzinho Vermelho é o mesmo de os três porquinhos.

A HQ costuma trabalhar e com a area cinzenta e oculta do mundo nas fabulas, talvez o melhor exemplo seja o João das lorotas cuja personalidade remete a versão sem moral de João e o Pé de Feijão.

P.S: Fabulas foi ganhadora de 25 prêmios Eisner.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pokémon: Pegue todos eles!

Qual é o seu Pokémon preferido?
Tem algum tipo de Pokémon que você goste mais?
E qual é o seu estilo de batalha?



Vocês já chegaram a imaginar como seria se tivéssemos nossos próprios Pokés? Seria incrível, além de delicioso! Quantas vezes já me imaginei brincando com meu Vaporeon na praia, ou assistir um filme deitado no meu Arcanine...
Enfim... esses monstrinhos tão simpaticos (nem todos O.O) seriam companheiros maravilhosos para nós, Otakus!

Mas.... como nem tudo na vida são Bellossons e Vileplumes, nós podemos capturar e interagir com eles no anime e outros meios, como jogos, brinquedos e pelúcias!

Como eles são nossos homenageados no próximo evento, vamos trazer muitas informações sobre alguns Pokés e sobre dicas de como chegar mais perto dos nossos monstrinhos preferidos!

PS: Cuidado para não chegar muito perto de Sandshrews e Primeapes, eles batem forte! E ouvi dizer que tem Gastlys soltos por aí....

Walking Dead - Epísódio 4



Mais um epísodio que deu um aperto no peito, misturada á uma tensão desgraçada sem contar a sensação que realmente está acontecendo uma invasão zumbi, alienigena mutante e que você não pode sair mais de casa.

Preciso começar a assistir coisas diferentes, porque as unhas já foram todas e daqui a pouco vão se os dedos todos sendo comidos de nervoso.



Aqui tem muito Spoilers....

Logo de cara você percebe que a cidade está um pouco mais vazia, em comparação com a primeira estada de Rick por lá, o que eu não esperava realmente é que os zumbis estavam migrando para fora da cidade em procura de comida e... eles encontram o acampamento.



Ai vem a duvida cruel:
Sera que eles realmente foram parar lá a procura de comida ou os zumbis foram levados por alguem até o acampamento? Pois pode ter sido Merle, que querendo se vingar dos outros que o deixaram para tras, resolveu levar alguns dos zumbis para aproveitar o ar do campo.

Parte Fodastica, que se essa história fosse verdade e eu estivesse envolvida na situação, é a parte do Felipe que vai negociar as armas em troca da vida do Gleen, se fosse eu já saia na mão. Eu já estava ficando irritadissima com a paciencia que o Rick demonstrava com aquela situação e de repente aparece aquela vovozinha e você descobre que eles estão protegendo varios velhinhos que as famílias deixaram para trás na fuga.
Quem numa situação dessas opta por proteger pessoas idosas que não fazem parte da sua família nem nada colocando a sua vida em risco, invês de fugir. só em cinema isso acontece mesmo.

A história do Cinema



Indícios históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento.

* O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras.
* O jogo de sombras do teatro de marionetes oriental é considerado um dos mais remotos precursores do cinema.
* Experiências posteriores como a câmara escura e a lanterna mágica constituem os fundamentos da ciência óptica, que torna possível a realidade cinematográfica.

Jogos de sombras



Surge na China, por volta de 5.000 a.C. É a projeção, sobre paredes ou telas de linho, de figuras humanas, animais ou objetos recortados e manipulados. O operador narra a ação, quase sempre envolvendo príncipes, guerreiros e dragões.

Câmara escura

Seu princípio é enunciado por Leonardo da Vinci, no século XV. O invento é desenvolvido pelo físico napolitano , no século XVI, que projeta uma caixa fechada, com um pequeno orifício coberto por uma lente. Através dele penetram e se cruzam os raios refletidos pelos objetos exteriores. A imagem, invertida, inscreve-se na face do fundo, no interior da caixa.



Lanterna mágica


Criada pelo alemão Athanasius Kirchner, na metade do século XVII, baseia-se no processo inverso da câmara escura. É composta por uma caixa cilíndrica iluminada a vela, que projeta as imagens desenhadas em uma lâmina de vidro.




PRIMEIROS APARELHOS


Para captar e reproduzir a imagem do movimento, são construídos vários aparelhos baseados no fenômeno da persistência retiniana (fração de segundo em que a imagem permanece na retina), descoberto pelo inglês Peter Mark Roger, em 1826. A fotografia, desenvolvida simultaneamente por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, e as pesquisas de captação e análise do movimento representam um avanço decisivo na direção do cinematógrafo.

Fenacistoscópio



O físico belga Joseph-Antoine Plateau é o primeiro a medir o tempo da persistência retiniana. Para que uma série de imagens fixas dêem a ilusão de movimento, é necessário que se sucedam à razão de dez por segundo. Em 1832, Plateau inventa um aparelho formado por um disco com várias figuras desenhadas em posições diferentes. Ao girar o disco, elas adquirem movimento. A idéia era apresentar uma rápida sucessão de desenhos de diferentes estágios de uma ação, criando a ilusão de que um único desenho se movimentava.

Praxinoscópio



Aparelho que projeta na tela imagens desenhadas sobre fitas transparentes, inventado pelo francês Émile Reynaud (1877). A princípio uma máquina primitiva, composta por uma caixa de biscoitos e um único espelho, o praxinoscópio é aperfeiçoado com um sistema complexo de espelhos que permite efeitos de relevo. A multiplicação das figuras desenhadas e a adaptação de uma lanterna de projeção possibilitam a realização de truques que dão a ilusão de movimento.

Fuzil fotográfico




Em 1878 o fisiologista francês Étienne-Jules Marey desenvolve o fuzil fotográfico: um tambor forrado por dentro com uma chapa fotográfica circular. Seus estudos se baseiam na experiência desenvolvida, em 1872, pelo inglês Edward Muybridge, que decompõe o movimento do galope de um cavalo. Muybridge instala 24 máquinas fotográficas em intervalos regulares ao longo de uma pista de corrida e liga a cada máquina fios que atravessam a pista. Com a passagem do cavalo, os fios são rompidos, desencadeando o disparo sucessivo dos obturadores, que produzem 24 poses consecutivas.

Cronofotografia



Pesquisas posteriores sobre o andar do homem ou o vôo dos pássaros levam Étienne-Jules Marey, em 1887, ao desenvolvimento da cronofotografia a fixação fotográfica de várias fases de um corpo em movimento, que é a própria base do cinema.

Cinetoscópio



O norte-americano Thomas Alva Edison inventa o filme perfurado. E, em 1890, roda uma série de pequenos filmes em seu estúdio, o Black Maria, primeiro da história do cinema. Esses filmes não são projetados em uma tela, mas no interior de uma máquina, o cinetoscópio – também inventado por Edison um ano depois. Mas as imagens só podem ser vistas por um espectador de cada vez.

Cinematógrafo




A partir do aperfeiçoamento do cinetoscópio, os irmãos Auguste e Louis Lumière idealizam o cinematógrafo em 1895. O aparelho – uma espécie de ancestral da filmadora – é movido a manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público. O nome do aparelho passou a identificar, em todas as línguas, a nova arte (ciné, cinema, kino etc.).



Auguste Lumière (1862-1954) e Louis Lumière (1864-1948) nascem em Besançon, na França. Filhos de um fotógrafo e proprietário de indústria de filmes e papéis fotográficos, eram praticamente desconhecidos no campo das pesquisas fotográficas até 1890. Após freqüentarem a escola técnica, realizam uma série de estudos sobre os processos fotográficos, na fábrica do pai, até chegarem ao cinematógrafo. Louis Lumière é o primeiro cineasta realizador de documentários curtos. Seu irmão Auguste participa das primeiras descobertas, dedicando-se posteriormente à medicina.


CINEMA MUDO

A apresentação pública do cinematógrafo marca oficialmente o início da história do cinema. O som vem três décadas depois, no final dos anos 20.



A primeira exibição pública das produções dos irmãos Lumière ocorre em 28 de dezembro de 1895, no Grand Café, em Paris. A saída dos operários das usinas Lumière, A chegada do trem na estação, O almoço do bebê e O mar são alguns dos filmes apresentados. As produções são rudimentares, em geral documentários curtos sobre a vida cotidiana, com cerca de dois minutos de projeção, filmados ao ar livre.