Nossa história


Otaku no Ie – O Grupo:
O Otaku no Ie é um grupo sem fins lucrativos formado em 2005, voltado à cultura japonesa, em sua faceta audiovisual/jovem.Isso engloba Mangás (quadrinhos), Animês (Animação), Games, Música, e Cultura Pop em geral.
Mediante pesquisa, principalmente através da internet, o grupo se mantém informado tanto sobre as novidades, quanto aos títulos mais clássicos. Contamos com um acervo de mais de 700 títulos de animes e seriados japoneses (sem contar os filmes), e mais de 1200 títulos de games, todos esses em variados gêneros.
Periodicamente, realizamos um encontro no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, de entrada franca, onde são realizadas atividades permitindo a interação do público desse setor.

Atividades realizadas:
- Workshops de Origami, Desenho Mangá e Paper Model.

- Exibição de Seriados e Animações.

- Palestras sobre Cultura Japonesa, Animação, entre outros.

- Exposições de Ilustrações.

- Karaokê com músicas de seriados e animações japonesas.

- Produção de painéis ao vivo, durante eventos.

- Caricaturistas no estilo mangá.

- Realização de concursos que envolvam esse setor.

- Caravanas para eventos grandes fora da cidade de Campinas

- Apoio estrutural a iniciativas que visem a divulgação dessa cultura.


Eventos Realizados:
Realizado no Colégio Carlos Gomes, em Campinas, nos dias 14 e 15 de junho de 2008.
O Evento contou com mais de 20 fã-clubes da região, que auxiliaram através da realização de várias atividades. O público foi de cerca de 2.500 pessoas.
Encontro de Bandas de J-Music, com três edições até agora, realizado no Woodstock Music Bar. Com um público de cerca de 120 pessoas em cada edição (lotação máxima da casa).
O Otaku no Nipo nasceu em 2008 em comemoração ao centenário da imigração japonesa na cidade de Campinas.
Este evento aconteceu através da parceria do Grupo Otaku no Ie e do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, com a intenção de mostrar o melhor da cultura japonesa, especialmente desta voltada para os jovens, através dos games, animes e mangas, sem deixar de lado todos os costumes tradicionais e seculares que envolvem essa cultura.
A finalidade do Otaku no Nipo é reunir todos esses elementos em um único evento, proporcionando assim um encontro para idéias, informação, e muita diversão!
Na edição de 2009 o evento fez uma homenagem Akira Toriyama (desenhista e roteirista) e os 25 anos da sua obra mais conhecida, que é Dragon Ball.

 Na segunda edição de 2009, como tivemos problemas com a troca de data das provas do Enen, acabamos por não fazer um evento. Mas para não deixarmos o público sem nada optamos por fazer um Mega encontro, com Entrada Franca.

Em 2010 fizemos duas edições, na primeira, nosso tema foi Estúdios Clamp (Sakura Card Captor, Chobits Guerreiras mágicas de Rayearth, Tsubasa Reservoir Chronicles, XxxHolic e outros), comemorando os seus 20 anos de existência.
E agora nesta edição de Agosto, foi uma edição especial homenageando um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa: Hayao Miyazaki e seu Estúdio Ghibli.

Para 2011 abrimos uma votação junto ao publico, sobre a temática do evento, e em disparada Pokemón foi eleito.
Criado por um programador chamado Sature Tajiri, Pokemón se tornou um marco na cultura pop dos anos 90 se estendendo até dias de hoje, completando 22 anos de existência, 12 temporadas do anime, 620 episódios exibidos no Japão, 12 filmes oficiais e por volta de 45 games e é considerado uma das animações mais vistas pelo mundo, perdendo para Simpsons, por exemplo.


Co-Realizações:
Realizado na praça matriz, ponto central da cidade de Paulínia, o evento é aberto ao público, contando com atividades variadas. A realização fica por conta do grupo Anime Paulínia, com o apoio da Prefeitura de Paulínia, e do Otaku no Ie.

O Maid Café é uma atração tradicional no bairro de Akihabara, em Tokyo, onde os atendentes e funcionários estão caracterizados, com roupas baseadas em animes. Seguindo os moldes desse tipo de estabelecimento, o Otaku no Ie, em parceria com o Grupo Maid no Café, e Vê Chocorettos, montou essa atração, de modo itinerante, sendo montada em eventos, de modo a servir o publico com deliciosas sobremesas, e com um atendimento especial.
Evento realizado em Indaiatuba, em parceria com a Associação Anime Shinuya, no Casarão Cultural do Pau Preto. Houve o apoio da Prefeitura, e Secretaria de Cultura. Público Rotativo: Cerca de 4.000 Pessoas.
Exposições:

- Encontro de Ficção Científica 2006 – Estação Cultura (Campinas)

- Festival do Japão 2006 (Campinas)

- Animis – Exposição de Mangá no Museu da Imagem e do Som de Campinas

- Quarta Cultural no Cultura Artística (Campinas)

- Exposição no Festival do Japão – Especial Centenário da Imigração (Campinas)

- Exposição Maid Café – Anime Friends 2008 (São Paulo)

- Festival do Japão 2008 (Campinas)

- Festival do Japão 2009 (Campinas)

- Festival do Japão 2010 (Campinas)

- Festival do Japão 2011 (Campinas)

Caravanas:
Desenvolvimento de atividades:

- Festival do Japão 2006, 2008, 2009, 2010,2011

- Encontros Temáticos (Crespuculo, Star Wars, Harry Potter) 2009

- Talento (Feira de recrutamento da Unicamp) 2008, 2010, 2011, 2012

- Anime Dreams 2006, 2007, 2008, 2009

- Ressaca Friends 2006, 2007, 2008

- Fanmixcon 2005, 2006, 2007, 2008

- Anime Friends 2006, 2007, 2008

- Anime Con 2008

- U-Hero 2007

- Eu Anime RPG 2005, 2006, 2007, 2008, 2011, 2012

- Pira Anime Fest 2006, 2007, 2008, 2011, 2012

- Lima Anime Fest – 2011, 2012

- Ribeirão Anime Fest – 2011

- Campinas Anime Fest  – 2011, 2012

- Fórum de RPG em Hortolândia – 2006


E no segundo semestre a temática escolhida pelo grupo foram, Os Piratas (One Piece, Bob Esponja, Peter Pan, Piratas do Caribe), o nosso grande tesouro que é a amizade.


Em 2012, começamos fazendo no mês de janeiro o Otaku Help, um evento beneficente com um formato mais voltado para uma festa onde conseguimos arrecadar mais de 300 quilos de alimentos que foram doados a cidade de Barbosa (as vítimas das enchentes do Estado de Minas Gerais).


Em seguida, aconteceu Otaku no Nipo, com o tema Ninjas e Samurais, onde apresentamos o melhor da cultura oriental de Campinas e região e novamente arrecadando alimentos, conseguimos mais de meia tonelada que fora destinado a Associação Padre Haroldo.



E continuando no mesmo ritmo, no segundo semestre, tivemos um outro evento, cujo o tema foi uma brincadeira com 2012 e o fim do mundo, trabalhando com assuntos que despertam muito interesse de fãs de anime, series filmes e games em geral, que são Zumbis, invasões alienígenas, etc.
O tema foi tão marcante que até hoje recebemos comentários em nosso blog de cunho religioso, criticando a escolha do tema. Mais marcante que o tema foi a arrecadação dos alimentos que conseguimos dobrar a quantidade e doamos mais de uma tonelada de alimentos a  Associação Padre Haroldo e também ajudamos uma Ong que ajuda animais.

O ano mal havia começado e colocamos em andamento, projetos novos que estavam guardados na gaveta por algum tempo. Que são as festas com formato bem diferente do que as pessoas estão acostumadas encontrar em nossos eventos. 
No caso do Carna Otaku, apesar do nome, foi uma festa para aqueles que não gostam de carnaval e que nessa época do ano, possuem pouca opção de entretenimento A festa aconteceu em dois dias e todos que foram, aprovaram a iniciativa.

Otaku no ie - Comemorando o dia do Orgulho Nerd, aconteceu n mes de maio e tivemos o enorme praser em conhecer os rapazes do Feira da Fruta (Batima e o Robin, aquele viadinho), depois de anos fizemos um evento fora do Inst Nipo.
Este foi no Clube do Bonfim, e tambem tivemos palestra com os criadores do game pesadelo, entre outras atrações.
Arrecadamos alimentos que foram doados a uma casa de repouso.


Otaku no nipo 2013, o tema foi sobreviventes, dando continuidade ao evento anterior que foi o fim do mundo, ele aconteceu em Agosto e tivemos um publico enorme que vieram para conhecer o Zangado Games e o pessoal da serie do Nerds of the dead. Conseguimos arrecadar uma tonelada e meia de alimentos que foram devidamente entregues na Apot, Associação Padre haroldo.


Projetos em Andamento:

Breve informações sobre o Pro otaku e Otaku no nipo 2014

Apoio e Parcerias: