INTEGRANDO DIFERENTES CULTURAS E PESSOAS:
AÇÕES ARTÍSTICAS, SOCIAIS E EDUCATIVAS DO
GRUPO “OTAKU NO IE”, DE CAMPINAS/SP.
Prof. Ms. Helvécio Alves Junior (UNISAL)
cepart_arte@yahoo.com.br
Orientador: Prof. Dr. Severino Antônio Moreira Barbosa (UNISAL)
Profa. Angie Lucena (PUC)
Angie_lucena@hotmail.com
Alguns integrantes do Grupo “Otaku no ie”
RESUMO
Propomos relatar e interpretar ações artísticas, sociais e educativas do Grupo “Otaku no ie”, criado em 2005, em Campinas/SP. Contando com quase 100 integrantes de diversas idades, classes sociais e etnias. Vivenciam uma gestão democrática em que todos têm voz ativa. Procuram pesquisar e dar maior visibilidade à cultura oriental - acreditam no pressuposto que a arte seja universal - buscam integrar a cultura pop mundial, oriental e ocidental, e desenvolvem ações sociais junto a entidades carentes. Realizam ações pautadas na arte, no lúdico e na cooperação entre as pessoas: mostras, oficinas, palestras e dois grandes eventos anuais no Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas. Pretendemos investigar o impacto destas ações para os membros do “Otaku” e para as comunidades em que atuam. Por meio de uma pesquisa-participante realizamos entrevistas, pesquisa bibliográfica e acompanhamos ações do grupo. Nossos referenciais teóricos são S. Luyten, C. Greiner, H. Read, J. Huizinga e P. Freire. Relatos mostram que os integrantes têm prazer, sentem-se respeitados e valorizados no grupo. Como o próprio nome diz “Otaku no ie”: “casa do otaku”. Otaku: fã de mangás e animes. Os integrantes sentem-se, literalmente, em casa e refletem este respeito que os membros têm entre si e pela cultura geral.
PALAVRAS-CHAVE: Educação, Arte, Jogo, Cultura Oriental.
QUESTÕES DA PESQUISA
Algumas questões motivaram-nos a realizar esta pesquisa. Queremos saber quais os impactos das ações promovidas pelo Grupo “Otaku no ie” para seus membros e para as comunidades em que atuam.
No atual estágio estamos entrevistando os integrantes do grupo, eles responderam por escrito as seguintes questões:
- O que é o “Otaku no ie” para você?
- Como você se sente participando do grupo?
Na próxima etapa da pesquisa entrevistaremos pessoas e entidades que tenham algum tipo de relacionamento com o Grupo.
A partir de um estudo bibliográfico sobre os temas – juventude, cultura pop, cultura japonesa no Brasil, otakus, mangás, games, animês e a influência dos computadores na vida dos jovens - outras questões estão sendo levantadas, entre elas:
- Você se considera uma pessoa tímida, extrovertida ou “normal”?
- Tem alguma dificuldade para se relacionar com outras pessoas? E com sua família?
- Qual o papel do computador, filmes, desenhos, músicas e games na sua vida?
- Qual o seu papel na sociedade? O que você espera fazer da sua vida? Quais seus sonhos, seus objetivos?
- O que você pensa sobre o mundo atual? Sobre as escolas? Sobre política?
- Como você vê a influência da cultura oriental no ocidente e vice-versa?
Pretendemos utilizar dinâmicas de grupo – jogos, dramatizações, debates – para verificarmos, neste Grupo em particular, o que os integrantes pensam sobre as questões levantadas acima e sobre a veracidade de algumas hipóteses sobre os “otakus” – fãs de mangás e animês – que são vistos como pessoas alienadas da política e do mundo real, com dificuldades de relacionamentos familiares e interpessoais, vivendo em uma realidade virtual e fantasiosa.
OBJETIVOS
Pretendemos com este trabalho dar voz aos “otakus”. Alguns artigos falam sobre eles, pensamos que seria interessante que falassem por si próprios.
Objetivamos proporcionar momentos de reflexão sobre as ações do Grupo – auto-reflexões e reflexões de pessoas e entidades relacionadas ao Grupo – promovendo diálogos com referenciais teóricos e a produção de conhecimentos a partir da história e das ações do Grupo “Otaku no ie” para que tais conhecimentos possam auxiliar o próprio Grupo e também outras pessoas e pesquisas referentes a estes temas.
REFERENCIAL TEÓRICO
Alguns autores realizaram estudos acadêmicos – teses, dissertações, pesquisas, artigos científicos – sobre a influência da cultura pop japonesa (mangás, animês, games) no Brasil e no mundo e, muitos deles, relataram a dificuldade da academia e de alguns cientistas aceitarem estes temas como suficientemente sérios e significativos para tornarem-se objetos de estudo e de pesquisa acadêmica. Felizmente, há alguns anos, pesquisadores da UnB, USP, UNISINOS, Universidade Federal Fluminense, Faculdade Casper Líbero, Universidade Católica de Santos, dentre outras instituições, debruçam-se sobre o tema. Destes autores destacamos Sonia M. Bibe Luyten, Waldomiro Vergueiro, Alexandre Nagado, Daniel HDR e Diego Assis. Outro referencial pesquisado sobre os “otakus” foi o autor francês Étienne Barral.
Para conceituação da arte como manifestação universal, para compreensão de seus aspectos básicos e de como o lúdico e a arte impactam na educação recorremos as obras de Alfredo Bosi, Jorge Coli, Herbert Head, Johan Huizinga.
E, para elucidar os aspectos educativos do Grupo “Otaku no ie”, cujas ações são pautadas no diálogo e no respeito a cada membro do grupo, buscando desenvolver a autonomia para solução de problemas, revisitamos a obra de Paulo Freire.
METODOLOGIA
Durante a concepção e realização deste projeto foi feita ampla pesquisa bibliográfica e estudo de obras relacionadas a este trabalho, cujas principais referências foram acima citadas.
Estamos levantando informações sobre a história do Grupo e sobre suas ações atuais.
Por tratar-se de um relato de experiência estão sendo feitos registros com câmera digital e registros escritos de todo o processo, aplicação de questionários, entrevistas e realização de dinâmicas de grupo; todo esse material será analisado segundo critérios qualitativos e integrará o trabalho final.
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO GRUPO “OTAKU NO IE”
- Workshops de Origami, Desenho Mangá e Paper Model.
- Exibição de Seriados e Animações.
- Palestras sobre Cultura Japonesa, Animação, entre outros.
- Exposições de Ilustrações.
- Karaokê com músicas de seriados e animações japonesas.
- Produção de painéis ao vivo, durante eventos.
- Caricaturistas no estilo mangá.
- Exibição de Seriados e Animações.
- Palestras sobre Cultura Japonesa, Animação, entre outros.
- Exposições de Ilustrações.
- Karaokê com músicas de seriados e animações japonesas.
- Produção de painéis ao vivo, durante eventos.
- Caricaturistas no estilo mangá.
- Ações sociais em entidades filantrópicas.
- Grandes Eventos Temáticos em Campinas, no Clube Nipo: “Otaku no Nipo”
Eventos realizados no Clube Nipo, Campinas/SP.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nossa pesquisa está em pleno desenvolvimento, porém podemos relatar algumas considerações pertinentes às questões levantadas acima.
Observamos que muitos integrantes do “Otaku no ie” encontram-se semanal ou mensalmente. O grupo possui um grande acervo de mangás (revistas de quadrinhos), animês (desenhos animados), jogos eletrônicos, filmes, seriados, músicas, livros e artigos sobre cultura oriental.
Possuem um sítio na internet em que publicam textos de diversos assuntos, registram as ações do grupo, divulgam a programação cultural, comentam filmes – orientais e ocidentais - tanto clássicos quanto modernos.
Com o passar do tempo o grupo sentiu necessidade de promover ações sociais e passou a desenvolver projetos junto a diversas instituições que trabalham com populações carentes. Utilizam a internet para trocarem informações sobre estes projetos, encontros e programações culturais.
Os integrantes do Grupo sentem-se respeitados, valorizados e somam esforços para realizarem os eventos, as ações sociais e ajudarem-se mutuamente.
Parece-nos que os membros do Grupo pesquisado não se enquadram ao esteriótipo atribuído a eles. Após o término da pesquisa pretendemos responder algumas das questões levantadas e contribuir para o melhor entendimento deste fenômeno sócio-cultural protagonizado pelos “otakus”.
Passamos a palavra a alguns membros do Grupo “Otaku no ie”:
O Otsaku no ie é um grupo de amigos que organiza eventos, encontros
e atividades em torno da cultura jovem japonesa [...] e para desenvolver essas atividades os jovens acabam tendo que exercitar e desenvolver habilidades e características como o trabalho em equipe, organização, liderança, união, lidar com imprevistos, respeito as diferenças e muitas outras.
[...] me sinto também parte de algo maior, que tem muito potencial de crescimento e que pode fazer a diferença para várias pessoas. E o melhor é que além disso tudo a gente se diverte muito.
Dorte
Otaku no ie é mais do que uma reunião de pessoas com algo em comum, é como uma familia, onde todos temos modos de pensar parecidos gostos parecidos, é como estar em um lugar ond todos são aceitos independentemente do que gosta, por mais estranho que seja seu gosto você vai estar sendo aceito e o melhor vai encontrar pessoas com gostos tão estranhos quanto os teus, é um lugar onde não existe aquela exclusão [...] la é onde quem ta deprê se anima que ta animado se anima mais... alem disso é um constante aprendizado la dentro, aprende-se muito a cada vez que se participa das reuniões, é um aprendizado constante que se leva pra vida toda.
Mike
Otaku no ie é um grupo voltado para reunir pessoas que gostam de animes, mangás cultura japonesa, onde as pessoas se reuném não só para estes fins, mas também para fazer amizades e e trocar experiências. É uma família acolhedora, que deixa a vontade, um local onde você pode ser o que você é, sem medos e esteriótipos. [...] Sou feliz demais!!!! Me divirto, me desestresso, me sinto envolvida por amor e amizade..sinto que posso contar com todos, e que não estou sozinha!!!
Adrielle
Alimentos arrecadados em um evento.
Picnic Otaku no Bosque dos Jequitibás, Campinas/SP
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARRAL, Étienne. Otaku - Os Filhos do Virtual. São Paulo: Editora SENAC, 2000. 271p.
BOSI, Alfredo – Reflexões sobre a arte – São Paulo: Ática, 2004. 80 p.
COLI, Jorge – O que é arte – São Paulo: Brasiliense, 2006. 131 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Paz e terra, 1996.
GREINER, Christine e Ricardo Muniz Fernandes (org.) Tokyogaqui um Japão imaginado. São Paulo: Editora SescSP ANO Páginas.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva, 2005. 243 p.
READ, Herbert. A Redenção do Robô - Meu encontro com a educação através da arte. São Paulo: Summus, 1986. 160 p.
LUYTEN, Sonia M. Bibe (org.). Cultura Pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.
Guia da Cultura Japonesa - Editora JBC ANO Páginas.