A tradição de observar as flores veio da China para o Japão no século VI depois de Cristo. Foi o imperador Saga (809 - 823) que, tempos depois, adotou a prática de comer e beber à sombra das cerejeiras, em festas regadas à poemas e saquê. De diversão da corte, o costume passou a ser celebrado por toda a gente já no período Edo (1603 - 1867).O espaço dos parques é democrático. Gente diversas tribos aproveita para se livrar da tensão, recarregar as baterias e descontrair. Os japoneses, que em geral são tímidos, ficam bem mais acessíveis.
Não preciso dizer que o comércio não deixa a época passar em branco. Lojas e galerias se pintam de rosa e produtos relacionados com a flor da cerejeira, como o sakura ice cream (sorvete de sakura) estão à disposição dos consumidores.
Pena que o tempo é curto. As flores de cerejeira duram, no máximo, duas semanas. A parte boa é que, depois da floração, é hora de guardar os apetrechos do frio e curtir a temperatura amena antes que o calor forte do verão chegue.












































