terça-feira, 31 de março de 2009

É tempo de hanami no Japão

Estações e ruas cheias são lugar-comum nos lugares mais badalados de Tóquio. Mas, ao contrário do que ocorre em dias normais, é a época do hanami(花見)ou apreciação das flores. E flor no Japão é, sinônimo de sakura(桜)ou flor-de-cerejeira. As cerejeiras em flor são o sinal de que o frio está de malas prontas abrindo espaço para a primavera. É um dos momentos do ano mais esperados pelos japoneses.

A tradição de observar as flores veio da China para o Japão no século VI depois de Cristo. Foi o imperador Saga (809 - 823) que, tempos depois, adotou a prática de comer e beber à sombra das cerejeiras, em festas regadas à poemas e saquê. De diversão da corte, o costume passou a ser celebrado por toda a gente já no período Edo (1603 - 1867).
O espaço dos parques é democrático. Gente diversas tribos aproveita para se livrar da tensão, recarregar as baterias e descontrair. Os japoneses, que em geral são tímidos, ficam bem mais acessíveis.

Não preciso dizer que o comércio não deixa a época passar em branco. Lojas e galerias se pintam de rosa e produtos relacionados com a flor da cerejeira, como o sakura ice cream (sorvete de sakura) estão à disposição dos consumidores.

Pena que o tempo é curto. As flores de cerejeira duram, no máximo, duas semanas. A parte boa é que, depois da floração, é hora de guardar os apetrechos do frio e curtir a temperatura amena antes que o calor forte do verão chegue.



Nenhum comentário:

Postar um comentário