domingo, 2 de janeiro de 2011

Oficinas culturais de férias (gratuitas)

Oficina Cultural Hilda Hilst

Coordenador: Fábio Luchiari
Rua Ferreira Penteado, 1203 - Cambuí - Cep: 13010-041 - Campinas/SP
(19) 3294-2212 / 3236-0046 | campinas@oficinasculturais.org.br
Funcionamento: Segunda a sexta-feira das 9h às 17h



ARTES PLÁSTICAS

WORKSHOP "PROJETOS ARTÍSTICOS PARA O ESPAÇO EXTRAMUROS"
Coordenação: Sylvia Furegatti
26 a 28/01 (de quarta a sexta-feira), das 19h às 22h
Público: artistas, arquitetos, geógrafos, historiadores, professores e demais interessados a partir de 17 anos
Inscrições: de 06 a 20/01
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

O workshop tem como proposta explorar a arte urbana contemporânea, estimulando o processo criativo, a percepção da cidade e a renovação da atuação do artista em ambientes externos.

Sylvia Furegatti, doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é artista plástica e docente no Departamento de Artes Visuais da Unicamp. Possui longa trajetória acadêmica voltada à experimentação da arte, cultura e processo criativo. Fundou o grupo Paralelo de Arte Contemporânea, voltado à atuação do artista em espaços urbanos.

AUDIOVISUAL

OFICINA "LUZ, CÂMERA E ANIMAÇÃO"
Coordenação: Ives Pio
24 a 28/01 (de segunda a sexta-feira), das 14h às 17h
Público: crianças e adolescentes, dos 10 aos 14 anos
Inscrições: de 06 a 20/01
Seleção: primeiros inscritos
15 vagas

A oficina fará uma introdução à linguagem cinematográfica de stop motion. A partir da manipulação de bonecos articulados, serão realizadas todas as etapas da produção: elaboração de storyboard, técnicas de iluminação, fotografia e sonorização.

Ives Pio é formado em Artes Visuais pela UNESP/SP. Há mais de 12 anos desenvolve seu trabalho como desenhista, cartunista, ilustrador, fotógrafo e modelista de animação stop motion.



WORKSHOP "CINEMA INDEPENDENTE PROFISSIONAL"
Coordenação: Vivi Amaral
31/01 a 21/02 (segundas-feiras), das 19h às 22h
Público: estudantes de audiovisual, produtores amadores e interessados com noções básicas de produção cinematográfica a partir de 16 anos
Inscrições: de 06 a 17/01
Seleção: carta de interesse
30 vagas

O workshop focará a realização de projetos de cinema independente com perfil internacional, abordando desde o roteiro até a divulgação, passando por produção executiva e finalização.

Vivi Amaral é formada em Rádio e TV, pela Faculdade Rio Branco, e especializada em computação gráfica 3D, pelo SENAC. Participou da criação e organização do CineFantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico.



OFICINA "FOTOFILMES: A PRODUÇÃO DE NARRATIVAS FÍLMICAS A PARTIR DA IMAGEM FIXA"
Coordenação: Luiz Andreghetto
31/01 a 23/02 (segundas e quartas-feiras), das 19h às 22h
Público: interessados em audiovisual, a partir de 16 anos
Inscrições: de 06 a 20/01
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

Introdução ao conceito da animação de imagens fotográficas. Por meio de abordagem teórica e prática, serão exploradas técnicas de escrita, fotografia e edição de vídeo, utilizadas na produção de fotofilmes.

Luiz Carlos Andreghetto é graduado em Comunicação Social (Publicidade, Propaganda e Marketing) pela ESAMC e mestre em Artes, especializado em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Coordenação: Bruno Fantini
01 a 24/02 (terças e quintas-feiras), das 19h às 22h
Público: estudantes e interessados com conhecimento intermediário, a partir de 16 anos
Inscrições: de 06 a 20/01
Seleção: carta de interesse
15 vagas

Com a produção de um filme documentário digital e de curta metragem, serão exploradas diferentes técnicas de filmagens. A oficina apresentará os métodos e etapas da elaboração de filme documentário, mesclando entre teoria e exercícios práticos necessários à concepção e finalização de um filme. A finalização da oficina será a produção de um documentário sobre Campinas.

Bruno Fantini é bacharel em Produção de Cinema pelo Emerson College (Boston/EUA) e mestrando do programa multimeios da UNICAMP. Diretor, diretor de arte, roteirista e diretor de fotografia em documentários e filmes de ficção; roteirizou e fotografou o longa Segurança Nacional, estrelado por Thiago Lacerda.

FOTOGRAFIA

OFICINA DE FOTOGRAFIA NOTURNA
Coordenação: Juliana Engler
20/01 a 24/02 (quintas-feiras), das 19h às 22h
Público: fotógrafos amadores, a partir de 16 anos, que possuam câmera com controle de luminosidade, tripé, flash e lanterna.
Inscrições: de 06 a 17/01
Seleção: carta de interesse
30 vagas

Teoria e prática da fotografia noturna. Visando a construção de referências e repertório individual, serão exploradas obras de artistas profissionais. A atuação prática tem por objetivo a realização de um ensaio fotográfico.

Juliana Engler é designer em moda formada pela Faculdade Santa Marcelina e atua no ramo fotográfico desde 1997. É cofundadora do Ateliê Cromo, onde desenvolve atividades fotográficas para fins educacionais, comerciais e artísticos.

OFICINA DE PRODUÇÃO DE ENSAIO FOTOGRÁFICO
Coordenação: Carolina Engler
22/01 a 26/02 (sábados), das 14h às 17h
Público: iniciantes, a partir de 16 anos, que possuam máquina fotográfica (analógica ou digital).
Inscrições: de 06 a 17/01
Seleção: carta de interesse
30 vagas

A proposta da atividade é aprofundar os conhecimentos e explorar o processo criativo dos participantes, por meio da abordagem de conceitos da produção contemporânea, da análise de imagens e da exploração da prática do fotografar.

Carolina Engler é formada em Antropologia pela UNICAMP e se dedica profissionalmente à fotografia desde 1994. Paralelamente ao trabalho artístico, há mais de 14 anos ministra atividades educativas na área de fotografia.

GESTÃO CULTURAL

PALESTRA "ELABORAÇÃO E ORÇAMENTO EM INSTITUIÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS"
Coordenação: Marcio Amorim
22/01 (sábado), das 14h às 17h
Público: gestores administrativos e financeiros de instituições do terceiro setor e demais interessados no tema.
Inscrições: de 06 a 20/01
Seleção: primeiros inscritos
30 vagas

A palestra aborda um tema crucial na gestão cultural: a elaboração e o acompanhamento do orçamento nas instituições. O objetivo é orientar os gestores na otimização do emprego dos recursos financeiros. Ao final da apresentação será proposto um debate.

Marcio Amorim é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Paulista. Foi controller do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM no período 2005-2008. Atualmente é controller da Associação Amigos do Projeto Guri, Organização Social de Cultura do Estado de São Paulo.

OFICINA "COMO ESTRUTURAR EVENTOS CULTURAIS"
Coordenação: Gisele Pennella
29/01 a 19/02 (sábados), das 9h às 12h e das 14h às 17h
Público: produtores, gestores e demais interessados da área cultural.
Inscrições: 06 a 17/01
Seleção: currículo e carta de interesse
30 vagas

Orientações a respeito da elaboração, desenvolvimento, viabilização e realização de eventos culturais. Alguns dos temas abordados serão: patrimônio cultural, planejamento, leis de incentivos e marketing.

Gisele Pennella, formada em Pedagogia pela USP-SP e educadora de dança e teatro, atua na concepção de eventos culturais nos setores de responsabilidade social de empresas e poder público. Fornece também consultoria em assuntos artísticos e educacionais e é captadora de recursos para projetos culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário