sexta-feira, 4 de maio de 2012

Prefeitura de Paulínia oferece cursos de cinema gratuito para população


Ultimo dia para se inscrever  nos Workshops oferecidos pela Secretaria de Cultura e Gullane Entretenimento

A Prefeitura de Paulínia, em parceria com a Gullane Filmes, realizará uma série de 8 cursos de curta duração de importantes áreas no processo de realização de um longa-metragem para a população. As inscrições gratuitas deverão ser feitas na Secretaria de Cultura nos dias 02, 03 e 04 de maio, das 9h às 16h30. Os cursos acontecem entre os dias 07 e 11 nos Estúdios do Polo Cinematográfico.

Os workshops tem o intuito de promover o aprendizado de importantes áreas de uma produção cinematográfica e aproveitar a realização na cidade da pré-produção e filmagens do longa-metragem “Acorda Brasil” prevista para a segunda quinzena de maio.
Todas as oficinas serão apresentadas por um conceituado e atuante profissional do mercado cinematográfico e serão acompanhadas por integrantes do Instituto Querô, instituição que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos e desenvolver o empreendedorismo a jovens interessados.

Serão 240 vagas, com 30 alunos em cada área. Os interessados deverão estar munidos de currículo contendo – nome completo, data de nascimento, RG, CPF, endereço completo (rua, nº, bairro, cidade e CEP), escolaridade e fotografia.
“Nosso objetivo é que cada aluno possa aprender como funciona um longa-metragem, para cada vez mais formar profissionais participativos no mercado da produção de cinema” diz o prefeito José Pavan Junior.

Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas na Secretaria de Cultura por meio do telefone (19) 3874.5700, com Cida.

OBS: Cada pessoa poderá fazer inscrição em apenas um dos workshops.
          Idade mínima para inscrição: 18 anos

Workshop 1: Produção
Datas: 07, 08 e 09 de Maio de 2012   
Horário: Das 09:00 as 11:30
Número de vagas: 30
Esta oficina oferece ao aluno a possibilidade de contato com o dimensionamento e análise do tempo de filmagem, análise técnica, assim como orçamento das sequências que serão analisadas. Aula introdutória com o produtor CaioGullane, realizador de filmes como “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”, “As Melhores Coisas do Mundo” e “Meu País”.

Workshop 2: Direção de Arte
Datas: 07, 08 e 09 de Maio de 2012
Horário: Das 09:00 as 11:30
Número de vagas: 30
A Oficina de direção de arte permite ao aluno uma introdução ao método de trabalho, a divisão de tarefas dentro do departamento e a importante relação com outros departamentos do filme como produção, produção de objetos, produção de arte, fotografia e outros. Aula introdutória com Valdy Lopes, diretor de arte de filmes como “Contador de Historias” e “Falsa Loira”.

Workshop3: Produção de set
Datas: 07, 08 e 09 de Maio de 2012
Horário: Das 14:00 as 16:30
Número de vagas: 30
Essa oficina permite ao aluno entender a função do produtor de set, através de tarefas como “scout” técnico ou visita técnica, infra-estrutura necessária e planificação das necessidades do set, assim como as responsabilidades aplicadas a esse profissional dentro de um set de filmagem. Aula introdutória com André Montenegro, produtor de set de filmes como “Chega de saudade” e “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias”.

Workshop4: Figurino/ Camareira
Datas: 07, 08 e 09 de Maio de 2012
Horário: Das 14:00 as 16:30
Número de vagas: 30
Esta oficina oferece ao aluno a compreensão do processo na concepção visual de um filme, através dos figurinos, caracterização e conceitos por personagem, além de orçamento e funções dentro do departamento. Aula introdutória com Cássio Brasil, figurinista de filmes como “Linha de Passe” e “O Contador de Histórias”.


Workshop5: Fotografia
Datas: 07, 08 e 09 de Maio de 2012
Horário: Das 19:00 as 21:30
Número de vagas: 30
Essa oficina terá inicio com uma introdução ao método de trabalho, a divisão de tarefas dentro do departamento de fotografia, que abrange o departamento de elétrica e maquinaria, e a importante relação com os outros departamentos do filme. Aula introdutória com Marcelo Durst, diretor de fotografia de filmes como “Castelo Rá-Tim-Bum”e“Benjamim”.

Workshop6: Direção
Datas: 07, 08 e 09 de Maio de 2012
Horário: Das 19:00 as 21:30
Número de vagas: 30
Através das sequências selecionadas do roteiro, esta oficina permitirá ao aluno compreender o método de cinematografia, linha de atuação e organização de uma filmagem, além de entender a divisão de funções dentro do departamento de direção. Aula introdutória com Sergio Machado, diretor de filmes como “Cidade Baixa” e “Quincas Berro D’Água”.

Workshop7: Maquiagem
Datas: 10 e 11 de Maio
Horário: Das 19:00 as 22:30
Número de vagas: 30
Esta oficina oferece ao aluno a compreensão do processo na concepção visual de um filme, através da maquiagem, caracterização e conceitos por personagem, além de orçamento e funções e divisão de tarefas dentro do departamento. Aula introdutória com Mary Paiva, maquiadora de filmes como “De Menor” e “Novela das Oito”.

Workshop8: Contra-regra
Datas: 10 e 11 de Maio
Horário: Das 19:00 as 22:30
Número de vagas: 30
A oficina de contra-regra pretende mostrar ao aluno a fundamental relação com os departamentos de arte, objeto e produção do filme, além das funções exercidas por um contra-regra. Aula introdutória com Chiquinho, contra-regra do filme “Faroeste Caboclo”.

SERVIÇO:

Inscrições dias: 02, 03 e 04 de maio / das 09:00 às 16:30 h /na Secretaria de Cultura –Av Prefeito José Louzano Araújo, nº 1551, Parque Brasil 500 / Paulínia-SP.
Documentos necessários: Currículo contendo – Nome completo, data de nascimento, RG e CPF, endereço completo (rua, nº, bairro, cidade e CEP), escolaridade e fotografia.



Caso haja número maior de inscritos serão utilizados os seguintes critérios de seleção:
  1.   Ser morador de Paulínia – comprovante de residência. 
  2.   Ter participado de outros cursos, palestras, workshops ou seminários do Espaço Cultura.

Lembrete: Temos apenas 30 (trinta) vagas por workshop, as inscrições serão realizadas até esse número. Se você não tiver certeza de sua presença, não tire a vaga de outro candidato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário