sexta-feira, 13 de abril de 2012

Paulínia suspende Festival de Cinema 2012 da cidade

Meu dia, não poderia começar pior...
Ontem na sessão da Câmara de Campinas, uma das pautas  foi a respeito da Cultura e uma senhora muito emocionada chamada Leia, chorou ao lembrar da quantidade de teatros que nós tínhamos na cidade e falou também sobre a Estação Cultura que a querem transformar em Esportes.
Ela falou uma coisa doeu dentro de mim, " Nossa cidade está a cada dia levando uma punhalada, morrendo um pouco a cada dia".
E nesta manha chuvosa, de uma sexta-feira 13, o Serial Killer atacou a cidade vizinha, acabando com um dos maiores orgulhos que tenho em morar nesta região.
Eu concordo que a área social da cidade também necessita de atenção, e como necessita, mas não tem cabimento cancelar um festival que conseguiu ajuda por leis e incentivo e que poderia sim ir atras de mais patrocínios, para completar a quantia necessária.
Eu que não sou nenhuma expert no assunto, tenho noção do quanto financeiramente e economicamente esses eventos como SWU e o Festival de Cinema, ajudavam a região.



Prefeito de Paulínia (C) durante coletiva de imprensa nesta manhã (13)
(Foto: Moara Semeghini/Portal RAC)


Correio Popular

O Festival de Cinema de Paulínia de 2012 foi suspenso. O prefeito José Pavan Junior (PSB) fez o anúncio do cancelamento do evento que deveria acontecer em julho deste ano em uma coletiva de imprensa que aconteceu na prefeitura da cidade. Pavan afirmou que o corte aconteceu porque a Prefeitura pretende investir mais na área social da cidade. O prefeito iniciou a coletiva afirmando que a decisão foi difícil. 'Eu tive que adequar a situação da Prefeitura à situação que vive o País e o Mundo. Vivemos em uma situação de crise e eu tive que cortar algumas coisas', afirmou. Segundo ele, existia um compromisso com os organizadores do festival desde 2009, que em 2012 se trabalharia para que o festival tivesse 100% de patrocínio e que o fato de não conseguir se chegar a este número, foi um dos principais motivos da decisão. 
 Sobre o SWU, ele disse que ficou sabendo do possível cancelamento do festival de música pela imprensa e que a decisão cabe a organização do evento.

 Este é o primeiro ano em que o Festival de Paulínia fez captação via Lei Rouanet. Pavan afirmou que o valor disponível através da lei foi pequeno mas não soube informar quanto era. 'Não só na área da cultura, mas também em outras áreas nós estamos fazendo várias adequações para que a gente possa chegar ao final do ano com as contas em ordem, pois o mandato acaba este ano', explicou. Ainda de acordo com Pavan Júnior, os filmes que já estão sendo rodados no município continuam, assim como o festival de dança de Joinville e os concertos internacionais. 

 Pavan afirmou também que há mais de dez anos não se construía uma escola e uma casa (para famílias em situação de vulnerabilidade social) no município. Pavan disse que irá investir em creches e que esta semana foram abertas 189 vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário