sexta-feira, 13 de abril de 2012

Direção de arte

“tudo que você vê na tela, enquadrado pela câmera, é direção de arte.” 

O diretor de arte, ou editor de arte, ele  é o profissional que, geralmente, gerencia as atividades de design e concepção artística de um produto audiovisual, incorporando uma série de funções, em publicidade, design editorial, internet, videogames, cinema e propaganda, em outras palavras ele seria como um maestro visual e a sua orquestra é composta de cenógrafos, cenotécnicos, pintores, figurinistas, maquiadores, cabeleireiros, produtores de objetos, técnicos de efeitos especiais e mais recentemente, especialistas em computação gráfica.
A equipe sob sua responsabilidade é como uma orquestra: cada um dos membros precisa estar afinado, precisa conhecer a partitura, precisa executar corretamente e inspiradamente a sua parte para que o conjunto da obra seja belo e harmonioso.

Cenografia:

A cenografia é parte importante do espetáculo, seja ele qual for. Pois pode conta a época em que se passa a história,  o local em que se passa a história, pelo cenário podemos identificar a personalidade dos personagens entre outras as coisas.

No Alice, Pedro e o Arco- Ìris, Pedro é um pirata e em certo momento da história, ele navega pelo mar de tecidos com seu barco de papel .

Os objetos de cena sempre foram definidos pelo diretor de arte em união com o trabalho do cenógrafo que então vai definir volumes e cores e, sobretudo locais onde estes deveriam estar. 



Já o Wonderland, por exemplo no roteiro descrevia uma situação em que o país das maravilhas tivesse a aparência de abandonado, acabamos encontrando uma locação bem interessante, onde todo o local estava em ferrugens, um lugar ideal onde não precisamos modificar o espaço mas apenas trabalhar nos objetos de cena.


Figurinista:


 É este profissional que elabora o figurino utilizado por personagens de uma produção artística, seja ela no formato cinematográfico, televisivo ou teatral.

É necessário que o figurinista conheça a fundo a história a ser tratada no trabalho, pois o figurino tem que revelar muito dos personagens. 

Para elaborá-lo, o figurinista deve levar em conta uma série de fatores como a época em que se passa a trama, o local onde são gravadas as cenas, o perfil psicológico dos personagens, o tipo físico dos atores e as orientações de luz e cor feitas pelo diretor de arte.
A ultima foto postada é do Hillbilly Apocalipse, um faroeste futuristico que se passa numa Campinas pós-apocaliptica

Nenhum comentário:

Postar um comentário