terça-feira, 24 de abril de 2012

Curso Gratuito - Doc 360º (Mis)



o documentário sob seus vários ângulos:
teoria . produção . exibição . preservação

O documentário audiovisual é expressão de um processo epistemológico coletivo, isto é, uma maneira de olhar para a realidade, significá-la e reconstruí-la em um discurso que se organiza por meio de regras e procedimentos próprios de linguagem. O processo de produção do documentário constitui uma prática social que carrega marcas históricas e culturais, possibilidades técnicas e ambições artísticas, reveladas na indissociabilidade entre sua forma e conteúdo e na dialética que envolve sua teoria-produção-exibição-preservação.

A realização do documentário, num projeto educativo emancipador, envolve a interação de produtores, público e gestores num circuito que os integre como protagonistas culturais, e não apenas consumidores. Sendo assim, o curso Documentário 360° visa construir um percurso de aprendizado ao longo do qual os participantes terão acesso a um repertório constituído pelos principais documentários que contribuíram para a formação da linguagem deste gênero, a partir dos quais vamos tecer as reflexões históricas e teóricas. Estas serão a base para a formulação de projetos de produção, exibição e/ou preservação, que devem ser desenvolvidos pelos participantes com a orientação dos ministrantes, tendo como horizonte a constituição de um circuito alternativo de reflexão, produção, exibição e preservação audiovisual em Campinas.

A quem se destina
Pessoas interessadas em desenvolver uma visão aprofundada do documentário, com vistas à criação de um circuito de produção, exibição e preservação de vídeo-documentários em Campinas e região.

Objetivos
Promover, a todos os interessados, a apropriação do documentário em audiovisual nos seguintes aspectos:
. introduzir o participante na história e teoria do documentário;
. estimular a experimentação na produção de documentários;
. fomentar a formação de um circuito alternativo de exibição e debate sobre o documentário;
. incentivar a formação e preservação de acervos de documentários em audiovisual.

Metodologia
1. Exibição e análise de repertórios clássicos e paradigmáticos do documentário em audiovisual;
2. Realização de seminários e debates sobre textos indicados;
3. Orientação para elaboração de um projeto prático pelo participante, para a formação de circuito de exibição, para a produção de documentário ou preservação de acervos audiovisuais;
4. Compartilhamento de informações sobre a organização, preservação e difusão de acervos em audiovisual.

Local de realização
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859, Centro

Dias e horários
2012  maio a dezembro: Terças-feiras, das 19h às 21h30
2013  fevereiro a junho: Quartas-feiras, das 19h às 20h40
2013  junho a dezembro: Horários flexíveis, definidos pelos participantes e orientadores para desenvolvimento dos projetos práticos.

Carga horária
2012: 25 sessões de três horas-aula = 75 horas/aula
2012: 20 horas/aula para estudos
2013: 15 Sessões de duas horas-aula = 30 horas/ aula
2013: 75 horas de desenvolvimento de projeto prático
Total: 200 horas/ aula

Certificado
Serão emitidos certificados de conclusão de curso livre para os participantes que alcançarem 75% de presença e desenvolverem satisfatoriamente um projeto prático.

Vagas
20 vagas. Mínimo de 10 participantes.

Cronograma
23/04 a 04/05: Inscrições para processo seletivo
14/05: Divulgação dos resultados
14/05 a 16/05: Confirmação da matrícula
22/05: Início das aulas do módulo 1
3 a 24/07: Férias do módulo 1
11/12: Encerramento do módulo 1

Inscrições para o processo seletivo
Presencialmente, na Secretaria do Museu da Imagem e do Som de Campinas.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Inscrições por e-mail para mis@campinas.sp.gov.br ou via correios, para o endereço do MIS - Rua Regente Feijó, 859, Centro, Campinas, SP. CEP 13013-051

Documentos necessários para inscrição
Ficha de inscrição, cópia de RG, currículo ou portifólio e carta de intenções de no máximo 30 linhas com as razões pelas quais deseja participar do curso. Não há taxa de inscrição.

Investimento/ contrapartida
Curso gratuito realizado como pesquisa-ação crítico-colaborativa entre os ministrantes e participantes. No ato da matrícula, os participantes autorizarão automaticamente o registro e a utilização de textos, questionários, imagens e sons para fins de pesquisa em arte/educação e difusão cultural, sem objetivos comerciais ou financeiros.
Os documentários realizados pelos participantes sob orientação dos ministrantes serão registrados com o selo Creative Commons e poderão ser exibidos e difundidos livremente pelo MIS Campinas.
Equipamentos e materiais de uso e consumo dos participantes, são de responsabilidade dos mesmos, não sendo providenciados pelo museu.

Informações
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Rua Regente Feijó, 859, Centro
Fone: (19) 3733 8800

Nenhum comentário:

Postar um comentário