sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Tropa de Elite 2

 Sim, já tivemos um review aqui no blog mas esse filme merece outro. Lá vai.



Muito palavrões, frases marcantes, muita pancadaria: Essas foram algumas das principais características do primeiro filme.
Muito disso e muito mais você encontra em Tropa de Elite 2! (a não ser as frases, cuja única que ficou marcada pra mim e é de uma música é a "Do jeito que a coisa tá indo já passou da hora do Bicho Pegar")




Que Jack Bauer, CTU e terroristas o que, o negócio de verdade é Capitão Nascimento, BOPE, PM, Traficantes e Milícias.
O filme conseguiu me prender a atenção mais que as melhores temporadas de 24 Horas. Acho que curto tramas que envolvam FdPs que fazem parte do governo. É divertido ver personagem que segue cegamente ordens e princípios descobrir que o maior inimigo estava dando missões a ele.


Aliás, o filme que prometia apenas pancadaria trás uma ação espetacular e de tirar o fôlego com menos tempo de tiroteios e violência física do que era esperado. O que preenche esse espaço? Uma trama muito bem amarrada e que pode ser bem perto da realidade além de um roteiro que fala de política sem nenhum buraco monótono.
Sim, política. Não vou dar mais spoilers disso. Fico pensando como seriam as eleições se o filme tivesse estreiado antes do primeiro turno.




Voltando ao filme, os personagens bens construídos e que tem uma motivação que justifica as suas ações. (Sim, até os filhos da p***, cuja motivação é conseguir poder e dinheiro pra poder até enfiar no r***). 
O que o primeiro filme faz de apologia a violência essa sequência corrige espetacularmente. Coronel Nascimento vê tanta consequencia ruim nos seus atos que ele te faz realmente repensar se tem que seguir o lema de "missão dada é missão cumprida" e se "a guerra é a cura".
Pontos de vistas antagônicos são mostrados de uma forma muito bem embasadas.
O filme te faz pensar o que vale mais, vidas ou segurança? Prosperidade ou Liberdade?



E as atuações são boas demais. Tem horas que é palpável o estresse, ódio ou paranóia pelo quais os personagens estão passando.
Os políticos também interpretam muito bem o papel, até a cara e trejeitos de sem vergonha cara de pau sangue suga do povo eles fazem muito bem. 
E outros tipos de interpretações inesperadas aparecem. Há uma atuação do filho do Nascimento que dá para sentir muito bem o medo misturado com raiva, admiração e respeito que ele tem pelo pai, além da confusão da idade e da situação dele. (Ok, posso ter poetizado um pouco) 




O filme vale cada centavo do cinema, estacionamento ou passagem que você pagou. O tempo passa muito rápido e tem um final surpreendente.
Não seja um moleque e nem que você tenha que ser um fanfarrão pede pra sair de casa e vai ver esse filme agora! Sim, faça isso senão eu vou ter que usar o saco ou a vassoura! ; )



Bônus: Vejam a entrevista com o cara de quem o Capitão Nascimento foi inspirado.
Fala um pouco mais de algumas questões do filme, apesar de maneira superficial.

Bônus 2:

Pior que tem muito a ver com o filme...
.
Falando em charges, tomara que dessa vez vá pro Oscar, é o filme do ano!


Nenhum comentário:

Postar um comentário