sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O que é M.U.G.E.N.?


M.U.G.E.N é uma engine de jogo desenvolvida pela Elecbyte iniciada em 1999 usando a biblioteca Allegro. A Elecbyte distribuiu beta que rodavam em DOS, Linux, e Windows. Esta engine permite qualquer pessoa criar personagens (conhecidos como chars), cenários e add-ons (screenpacks) através de arquivos de texto interpretados e compilações de gráficos e sons, e ainda suporta MP3 nos cenários durante o jogo e add-ons. A engine é poderosa e flexível, permitindo ao mesmo tempo o uso de funcionalidades encontradas em qualquer jogos 2D, como na série Street Fighter produzida pela Capcom ou King of Fighters, série produzida pela SNK.


História


De 1999 a 2001, foram lançadas diversas versões do M.U.G.E.N. para DOS. Em 2001 a Elecbyte abandonou a plataforma DOS e passou para Linux. Durante um período de alguns meses a compania deixou um pedido de doações no próprio site, alegando que para fazer uma versão Windows 32-bits eles precisavam comprar um compilador legal. A versão de windows 32-bits resolveria os problemas de manter o código no ambiente DOS, o que causava problemas principalmente para quem usava Windows XP.Em 2003, depois de conseguir doações suficientes para comprar o compilador de windows, uma versão beta compatível com windows foi liberada para quem doou dinheiro. Essa versão acabou vazando para o público, mas por se tratar de um beta tinha algumas limitações, como modos de jogo inacessíveis e limite de apenas dois personagens, que acabaram sendo removidas com "hacks" não autorizados. Nesta mesma época a Elecbyte fechou o site e não manteve contato com o público durante certo tempo. Como o projeto parou de ser desenvolvido e o código fonte nunca foi liberado, alguns fans começaram projetos de clones do M.U.G.E.N. como o OpenMugen e o Rhakys.Ultimamente, o site da Elecbyte voltou a abrir, com um FAQ, falando sobre a possível volta da Elecbyte com a versão completa do WinMUGEN. Eles também alertaram sobre a incompatibilidade dos antigos chars e stages com essa nova versão.


Limitações do MUGEN


Apesar de tudo, o Mugen é limitado em alguns pontos. Uma das maiores frustrações dos criadores é a ausência de uma forte interação entre chars e stages. Códigos limitados já foram propostos, mas o limite dos mesmos sempre recai em um (ou ambos) de dois pontos: consenso geral ou limites de programação para o caso geral. O consenso geral seria a idéia de que todos os criadores deveriam seguir um padrão (template).Por exemplo, no Mugen existem os chamados sprites requeridos, que nada mais são do que sprites que todos os chars devem possuir, pois seu uso é universal, como por exemplo em arremessos ou agarrões. Dessa forma,para um char ser 100% compatível com os demais, ele deve possuir todos esses sprites requeridos. Existem ainda animações e states requeridos.Os últimos, no entanto, já vêm programados no arquivo COMMON1.CNS Voltando à idéia do consenso geral, atualmente se discute a idéia de estabelecer alguns padrões, como, por exemplo, em sprites e animações requeridos extras, para deixar o jogo mais compatível com os novospersonagens que vão surgindo. Os limites de programação para o caso geral surgem devido ao fato de que a Engine não oferece meios de executar alguma programação desejada,tanto em programações de chars,stages,e até no próprio sistema do Mugen, de tal forma que ou amesma é feita de modo limitado (com muitas restrições) ou é impossível de ser realizada.

3 comentários: