quarta-feira, 10 de junho de 2009

20 anos de CLAMP ...

É tão gostoso falar sobre Clamp... eu adoro tudo dá Clamp...



"CLAMP: les Reines du Manga" (CLAMP: as Rainhas do Mangá)

É o nome da grande exposição em homenagem ao grupo de mangá-kas que acontecerá entre 3 de julho e 27 de setembro de 2009. Trata-se de uma homenagem aos 20 anos do grupo e à visita que as mangá-kas vão fazer ao país no evento Japan Expo.



CLAMP é um grupo de mangá-kas originário da região de Kansai, no Japão, formado por quatro mulheres: Ageha Ohkawa, Mokona, Tsubaki Nekoi e Satsuki Igarashi.

Quando eram estudantes, produziram seus primeiros dōjinshis (histórias não oficiais) até publicarem seu primeiro trabalho oficial, RG Veda, na revista mensal Wings em 1989. Os estilos de seus mangás são muito variados, desde shoujos até temas adultos.

Vários de seus trabalhos viraram animes, como Cardcaptor Sakura, Chobits e Guerreiras Mágicas de Rayearth, de grande sucesso e conhecidos pelo mundo a fora.



Ageha Ohkawa
Nome antigo: Nanase Ohkawa

Nascida em 2 de Maio de 1967 em Osaka, é a líder do grupo, responsável pelos roteiros dos mangás e às vezes de alguns animes. Também é quem negocia com as editoras e planeja as vendas. Aparentemente, não mudou seu nome por nenhum motivo especial além do aniversário do grupo.


Mokona
Nome antigo: Mokona Apapa




Fã de roupas tradicionais japonesas (está sempre usando-as e recentemente lançou um livro sobre o assunto), Mokona nasceu em 16 de junho de 1968, em Kyoto e é responsável pela maioria das ilustrações dos mangás. Seu nome também é o de um personagem de Guerreiras Mágicas de Rayearth, ×××HOliC e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE.

Retirou o sobrenome Apapa por achar que soava muito imaturo.

Satsuki Igarashi
Nome antigo: Satsuki Igarashi

Auxilia nas ilustrações dos mangás, fazendo o desenho dos personagens de Chobits e Tsubasa: RESERVoir CHRoNiCLE e também é responsável pela coordenação de produção. Nasceu em 8 de fevereiro de 1969, em Kyoto e mudou apenas a escrita de seu nome. Possui uma coluna mensal na Newtype Magazine. Seu nome é também o nome de uma personagem do mangá X.

Tsubaki Nekoi
Nome antigo: Mick Nekoi

Corrige as ilustrações dos mangás, auxiliando Mokona. Nasceu em 21 de janeiro de 1969, em Kyoto e é a ilustradora principal de algumas obras como Wish e Legal Drug. Mudou seu nome porque não gostava quando ele era lembrado como o mesmo de Mick Jagger. Seu sobrenome é também o sobrenome de uma personagem do mangá X.



CLAMP NO BRASIL



Card Captor Sakura
Guerreiras Mágicas de Rayearth
Chobits
X/1999
Tokyo Babylon
Angelic Layer
XXX Holic
Tsubasa Reservoir Chronicle


Site Oficial da Clamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário