quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Diário de filmagens - Vocês que chegam



Começamos a filmar o curta Vocês que chegam no ultimo domingo, dia 12 de agosto, nossa agenda começou cedinho e por ser dia dos pais. 

Nós imaginamos que não iria ter muita gente na região onde íamos trabalhar e essa foi uma das nossas maiores dificuldades encontradas no dia.

A cena se passava no meio da rua, no bairro Vila Industrial de Campinas, este é o bairro mais antigo da cidade e foi um dos grandes motivos  que filmamos nessa região.
Na década de 30 moravam neste bairro muito dos operários que trabalhavam na antiga FEPASA e ele era a ultima coisa que tinha na cidade. 
Hoje em dia a coisa mudou o bairro Vila Industrial é um dos bairros mais próximos do centro da cidade, mas ele ainda possui a arquitetura antiga.

Nossa ordem do dia estava bem tranqüila, era uma cena curta sem muitas dificuldades, não precisávamos mexer muito no cenário local, não tínhamos trocas de figurino e também havia apenas dois figurantes

Mas tivemos alguns problemas uns inevitáveis e outros resolvidos com muita gambiarra e criatividade da equipe.

Por exemplo, o cartaz de desaparecido da personagem Maria de Fátima, não colava por nada, tentamos varias opções e ele não ficava preso a parede por mais de um minuto.

Foi ai que a criatividade falou mais alto e tivemos a brilhante idéia de prendê-lo com chicletes mastigados, rápido corremos para o bar mais próximo, compramos chicletes, distribuímos para a equipe mastigar e o santo chicletinho mastigado conseguiu prender o cartaz na parede.


 
Mas coisas estranhas acabaram acontecendo pelo dia a fora.
Primeiro que sentimos na pele o que a gente vive ouvindo de outras equipes de cinema que enfrentam o problema de musica tocando muito alto e atrapalhando nas filmagens.

Sempre tinha alguém ouvindo umas musicas que prejudicariam e muito o curta por ele ser década de 30, sempre aparecia um carro com super auto falantes com pessoas ouvindo funk.


Mas o caso mais bizarro do dia foi uma família que colocou para tocar o "eu quero tchu, eu quero tcha", no celular deixando no repete e deram para uma criança de uns 3 a 4 anos de idade e ela não parava de ouvir e muito menos de dançar e isso aconteceu dentro do túnel de pedestres e o som ecoava e enquanto a criança dançava a família  fazia um ensaio fotográfico bem no local onde estávamos filmando.

Quando pensávamos que o pior já havia acontecido, surgiu um casalzinho, muito apaixonado e começou a pegar fortemente dentro do túnel e novamente tivemos que parar a gravação por conta de ruídos e gemidos estranhos.
Neste caso mais que nunca eu fiquei com vergonha que cutucar o casalzinho e pedir por silencio, naquele situação especifica.

O mais engraçado foi que ela estava toda maquiada e na pegação  borrou tudo e os dois saíram do túnel parecendo dois palhacinhos.

Algumas pessoas paravam para assistir a filmagem, outros perguntavam onde ia passar.

No final acabamos terminando  as filmagens antes do que a gente esperava porem outras filmagens que teriam que ser feitas no mesmo local, terão que ser mudadas, devido ao transito de pedestres na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário