segunda-feira, 16 de abril de 2012

Dicas para trilhas

No fim de semana, iremos fazer a nossa primeira trilha, aqui na região de Souzas - Pico da Cabras. Então eu pensei em fazer um texto, com algumas informações importantes principalmente para aqueles que nunca fizeram nada parecido.

Nunca visite estes locais ou qualquer outro passeio sozinho



Você não é um Super-herói e não tem poderes mágicos, então se machucar, quem irá procura por socorro? 

Um guia também ajuda, por mais que ele seja chato, que queira sair correndo (já aconteceu isso comigo), não dando tempo para tirar as fotos que deseja e coisas do tipo... Ele pode facilitar sua vida em momentos de crise!
No meu caso ele realmente me deixou para tras e tivemos que encontrar o caminho sozinhos para terminar a trilha.

Escolha o passeio e ou atividade que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e se nível de experiência



Por mais que queiramos realizar algo, temos que saber o limite do nosso corpo, até onde ele pode chegar. Então antes de encarar um desafio como este, faça um levantamento: Qual distância percorrida, em quantas horas se faz este percurso, qual o grau de dificuldade da trilha, qual o tipo de terreno, clima... Antes faça um teste caminhando pelas proximidades de casa duplicando a distância estimada e descubra seu ritmo e condições para o desafio. No nosso caso, nó temos um guia que é do nosso grupo e que já fez está trilha outras vezes e que conheci o grupo de perto.

Equipe-se.

Agora que já sabe o que o espera, leve os acessórios necessários. Principalmente água, leve uma garrafa bacana para a sua água #ficarealmenteadica, na minha primeira e ultima trilha, eu consegui cair e perdi toda a minha água.

Outras coisas que devemos levar são:

  • Alimentos (leve algo que contenha carboidrato: Bolachas, pão. Algo que lhe de energia: geralmente os doces, prefiro levar os chocolates. 
  • Leve frutas, não se esqueça da banana, rica em potássio para a musculatura e ossos. 
  • Você pode levar barras minerais)... 
  • Lanterna, pois a nossa ideia inicial era esperar escurecer para ver as estrelas.

Kit SOS: 

Na caixa de primeiro socorros não deve faltar band-aid (Curativo) para possíveis cortes nas pernas, ou nos braços, Comprimido para dor de cabeça, resfriado, diarréia, febre, dor estomacal. Protetor solar, manteiga de cacau, repelente, faixa de pano.


Das vestimentas:

Fazer uma trilha com calça jeans e sapato é uma piada! 
Mas já encontrai gente assim, ou sofrendo com seu chinelo Havaianas. 
Use roupas confortáveis, tênis velhos com solado antiderrapante, de preferência (esqueça a ideia de ir de all star usadinho, porque ele escorrega com muita facilidade) matérias impermeáveis,Não se esqueça do boné e dos óculos escuros, Não menospreze o protetor solar. Sempre leve protetor solar. Mesmo que a previsão seja de tempo nublado, leve o protetor. Muitas horas ao ar livre, mesmo que com nuvens, podem render boas queimaduras na pele sem filtro solar.



Ande calmamente. Isso é lazer e não competição.

Procure andar calmamente, prestando atenção à paisagem, admirando a flora e fauna — e tomando cuidado para não se acidentar. Se procura uma corrida, inscreva-se no circuito de corrida de aventura ou paletada local.





Mantenha distância.


Não ande muito próximo da pessoa à frente, nem deixe que andem muito próximo atrás de você. Caso algum sofra um acidente, dá tempo do outro evitar. (isso realmente é muito importante, eu me acidentei dessa forma, a pessoa da frente caiu e eu fui junto)
Além disso, permite uma melhor apreciação das belezar naturais e evita chicotadas dos galhos e plantas.




Descanse.

Num grupo heterogêneo com mulheres, jovens, adultos, esportistas e sedentários, é comum alguns quererem apressar-se enquanto outros queiram descansar. Lembre-se novamente que isto não é uma competição. É interessante acertar os pontos de descanso anteriormente.





 Tire apenas fotografias, e leve para casa apenas memórias.Deixe apenas o leve rastro de suas pegadas


  • Não construa qualquer tipo de estrutura, como bancos, mesas, pontes, etc. Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves e ou outros animais. 
  •  Resista a tentação de levar " lembranças " para casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas, etc, onde você os encontrou para que outros também possam apreciá-los.


Respeite os animais e as plantas, aprecie sua beleza no local sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade à outros visitantes

  • Observe os animais a distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo de pequenos animais.  (isso também já aconteceu comigo).
  •  Não alimente os animais. 
  •  Não retire flores e plantas silvestres. 
Espero que o texto sirva para alguma coisa \o/ e que chegue logo o dia ...

As fotos foram tiradas por mim do Pico das Cabras, porem já faz muito tempo  (não espere encontrar o local do mesmo jeito) ...
Já as dicas, eu acabei pesquisando em vários sites, então deixarei sem fonte aqui, porque realmente foram muitos lugares. \o

2 comentários:

  1. O que eu tenho que fazer pra participar dessa trilha? '-'

    ResponderExcluir
  2. Estamos marcando o horario e local de saida, qdo marcarmos eu posto aqui no blog, ou voc~e entra no grupo otaku no ie do facebook \o/

    ResponderExcluir