quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Jack Bauer turco vinga morte de ativistas em ataque de Israel à flotilha

Cinemas da Turquia estão exibindo o trailer de um filme de ação baseado em eventos reais: o ataque israelense à flotilha que levava ajuda humanitária a Gaza e acabou resultando em nove ativistas mortos em maio deste ano. Clique aqui para ver.

O filme "Kurtlar Vadisi - Filistin" (em português, Vale dos Lobos - Palestina) é derivado de uma série popular mas polêmica da TV turca, espécie de "24 horas" com tintas nacionalistas. No longa, um agente especial do país vinga as mortes de oito ativistas turcos e um turco-americano na ação israelense.

A série de TV e outra similar, chamada "Separação", provocaram uma rusga diplomática entre Turquia e Israel. O filme, que estreia em 28 de janeiro, deve seguir o mesmo caminho.

Após o incidente em maio, a Turquia reagiu fortemente ante seu antigo aliado, com quem assinou, em 1996, acordos de cooperação militar. Chamou seu embaixador em Tel Aviv, cancelou a realização de três manobras militares conjuntas e fechou parcialmente seu espaço aéreo aos aviões do exército israelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário