sábado, 23 de outubro de 2010

Tutorial:sangue Artificial ou sangue cenográfico


Com o Halloween chegando e com ele, muitas festas, eventos, encontros como o Zumbi walk em várias cidades diferentes, decidimos, pesquisar maquiagens, figurinos entre outras coisas desse gênero e ajudar a galera que está com problemas para montar alguma coisa com este tema.

Sangue artificial ou sangue cenográfico é um efeito especial muito simples (simples mesmo)mas que causa um impacto muito bom em apresentações de cosplay por exemplo.

Neste tutorial apresentarei uma receita de sangue artificial super fácil de fazer e barata, eu gastei menos de 5 reais para fazer um receita grande (Em outra palavras está é uma receita devidamente testada).

Existem várias receitas de sangue artificial, utilizando diferentes ingredientes e com resultados bastante diferentes, adequados a diversas situações. Esta receita tem como principais vantagens a facilidade no preparo (que é muito rapido), baixo custo e boa aparência, com coloração e consistência muito próximas do sangue real.

Além disso, o sangue produzido com essa receita é atóxico e comestível, podendo portanto ser utilizado sobre a pele e até mesmo dentro da boca, nariz ou orelhas e se sobrar porque não usar como cobertura de sorvete (que aliás eu já testei isso também e ficou muito bom). XD

Lista de ingredientes

Uma tigela de tamanho médio

- Um pouco de água
- 360g (um pote) de glicose de milho ou mandioca
- 1g (um tubo) de corante alimentício vermelho
- 2 colheres de chá de chocolate em pó

Modo de preparo

- Coloque toda a glicose na tigela
- Acrescente todo o corante vermelho
- Misture bem até que todo o corante esteja dissolvido
- Acrescente a água aos poucos, misturando sempre

Obs.: é possível controlar a consistência do sangue acrescentando mais ou menos água, para deixá-lo mais pegajoso ou mais líquido, de acordo com a sua necessidade. Lembre-se porém que se acrescentar muita água, vai ser necessário aumentar a quantidade de corante para compensar.

- Acrescente o chocolate em pó e continue misturando (essa é a parte chata porque demora para ele se misturar).

Obs.: o chocolate serve para dar uma coloração mais escura ao sangue, e também ajuda na viscosidade. Se for utilizada muita água, também deve-se aumentar proporcionalmente a quantidade de chocolate.

- Misture vigorosamente até dissolver todo o chocolate e o corante, e obter um aspecto homogêneo.

Resultado final

O resultado final é muito parecido com sangue real, e dependendo da viscosidade escolhida durante o preparo ele vai escorrer como sangue real, o que funciona muito bem para apresentações ao vivo.

Dicas

* O sangue fica com aparência melhor se for deixado para descansar por pelo menos 48 horas. Isso acontece porque o chocolate e o corante terão mais tempo para se dissolver completamente e as bolhas que se formaram na mistura irão desaparecer, mas por falta de tempo eu não deixei tudo isso é ficou com uma aparência muito boa

* Glicose de mandioca pode ser um pouco mais difícil de encontrar, mas costuma ser mais barata que glicose de milho e apresenta os mesmos resultados.

* Corante alimentício pode ser encontrado em casas de produtos para culinária, doces ou grandes supermercados. Aqui em Campinas eu consegui comprar tudo dentro do mercado municipal.

* Você pode usar saquinhos de picolé para esconder o sangue durante apresentações e estourá-los com a mão ou a boca quando quiser obter o efeito de sangramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário