quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Rockfilosofia no Café Filosófico da CPFL

Trata-se de uma série de encontros nos quais a filósofa Marcia Tiburi e o músico Fernando Chuí discutirão as relações entre rock e filosofia. Apresentarão afinidades entre a poética de importantes músicas de rock com conceitos das correntes filosóficas do século XX.

A partir de letras, arranjos e sotaques, Tiburi e Chuí estabelecem características que permitem definir o rock como fenômeno cultural reflexivo, à medida que bandas e suas canções compõem um roteiro da tentativa de dar sentido à vida, de contornar o vazio existencial na sociedade do espetáculo. A filosofia foi bem traduzida pelo rock no imaginário adolescente do século XX; o rock, embora resultado direto da sociedade de do espetáculo, também é postura que denuncia os abusos e preconceitos desta mesma sociedade. Buscar afinidades entre músicos e filósofos é uma atividade ao mesmo tempo séria e divertida.

Fernando Chuí toca violão ou guitarra nas canções citadas durante os encontros. Canções cujas letras são mais do que objetos de análise por parte da filosofia, representam o modo como gerações de jovens canalizaram suas revoltas e críticas sociais.

O objetivo da série é provocar a crítica sobre o que se ouve, entender o que há além dos sons e das letras, compreender quais as conexões com o estado da cultura, com o espírito do tempo, apreender as questões decisivas que supostamente aparecem como mero entretenimento da juventude.

Dia 08/10 -
Rock and Roll – A invenção da adolescência entre a indústria e a angústia cultural: Chuck Berry e Elvis Presley – Marcia Tiburi e Fernando Chuí

O Rock and Roll é uma criação do século XX. Com raízes no blues elétrico, dificilmente teria surgido sem a cultura tecnológica e sem a indústria cultural. Nasceu como expressão artística da tecnologia, também como voz da juventude do pós-guerra, como clamor por renovação, e logo se tornou manifestação de crítica a qualquer forma de conservadorismo.

Transmissão ao vivo a partir das 18h em www.cpflcultura.com.br/aovivo.

Horário: 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h. A cpfl cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000

Programação:

Nenhum comentário:

Postar um comentário