sábado, 7 de agosto de 2010

Especial Ghibli - Meu Amigo Totoro


O professor Kusakabe, leva suas filhas, Satsuki de dez anos e Mei de quatro, para morar numa casa no interior para que possam ficar perto de sua mãe convalescente. Ele divide seu tempo entre a casa e a universidade, e as meninas descobrem uma mágica paisagem, e uma amistosa comunidade rural que vive em harmonia com as matas ao seu redor. Este novo mundo se mostra cheio maravilhosas e algumas vezes assustadoras possibilidades. Essas possibilidades tomam formas que apenas crianças podem ver.

Meu Amigo Totoro (My Neighbor Totoro, Tonari no Totoro) é um filme extremamente difícil de se classificar. Aparentemente simples, é construído dos pequenos eventos da vida das crianças, mas ao contrario dos filmes sobre crianças, não ignora as sombras que cercam este mundo de imaginação. Sua inovação mais ousada é levar a narrativa a visão infantil, e isso envolve mais do que se imagina. Alguns críticos dizem que pouco acontece em Meu Amigo Totoro, porém, descobrir um novo mundo, aprender o ciclo da natureza, e enfrentar o medo da morte é mais do que o suficiente para sustentar um filme, especialmente nas mãos de Miyazaki.

Totoro é, sem dúvida, visualmente magnífico. A ação pode ser mínima, mas as paisagens são incríveis. De céus gigantes com as lindas cores do verão até o pequeno caramujo na grama, de fundos ultra-realistas dos templos até a animação surreal do vento nas árvores e chão, cada quadro é perfeitamente trabalhada . Joe Hisaishi criou o que pode ser sua melhor trilha, outro milagre de aparente simplicidade. Em termos de história, design, animação e musica, este filme atinge uma perfeição tão grande que e quase injusto que ele passe por críticas.

Miyazaki locou seu filme nas paisagens de suas lembranças de infância. A maior parte foi consumida pelo crescimento urbano de Tóquio. Ele também transpôs suas próprias memórias da mãe doente para criar um comovente filme em que uma garota vai percebendo aos poucos que a morte de sua adorada mãe também significaria a morte de sua infância. Sem sentimentalismos, sem desonestidade, sem pieguice, e sem nunca falhar no reconhecimento das verdades da vida, o mestre produziu um filme com mais magia do que qualquer um com magos e super-poderosos poderia criar. Para todos, uma obra–prima, para muitos, o favorito do Studio Ghibli.

Meu Amigo Totoro foi lançado no Brasil diretamente em VHS (é isso aí!) pela FlashStar em 1996.

Ficha Técnica

Titulo: Meu Amigo Totoro
Titulo Original: My Neighbor Totoro (Tonari no Totoro)
Direção: Hayao Miyazaki
Produção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki
Música: Joe Hisaishi
Ano de Lancamento: 1988
País: Japão
Gênero: Animação/Aventura/Fantasia/Drama
Estúdio: Studio Ghibli
Duração: 86 min.

Clipzinho legal \o/



Texto de autoria de Deborah Magnani, agradeço pelo autorização do uso em nosso blog.















Nenhum comentário:

Postar um comentário