sábado, 5 de junho de 2010

Especial Ghibli - A Viagem de Chihiro


No caminho para sua nova casa, Chihiro e seus pais pegam um caminho diferente e acabam encontrando o que parece ser um parque temático abandonado. De repente, tudo fica de pernas para o ar quando os supostos adultos responsáveis, agem irresponsavelmente e são transformados em porcos, deixando a filha de dez anos sozinha no parque, que ao cair da noite se mostra não tão abandonado assim. Presa num mundo estranho, e amaldiçoada a ficar ali para sempre, Chihiro é obrigada a assinar um termo de trabalho com a tirana Yubaba, abrindo mão do próprio nome. Sozinha e assustada, mas não sem amigos, ela começa a aprender a se virar neste novo mundo encontrando ajuda em mágicas e inesperadas situações.

AViagem de Chihiro (Sen to Chihiro No Kamikakushi) recebeu o primeiro Oscar para melhor filme de animação (e até hoje o único conquistado por uma produção não americana) e é espetacularmente bonito, bem imaginado, e muito bem produzido com o típico toque de Miyazaki.
Ha a alegoria ecológica, o comentário sobre a ganância e consumismo, e até uma referência sobre as práticas de barganha nos lugares mais inusitados . Ha também muito humor, com as piadas básicas sobre odores corporais, até sutilezas visuais.

Os planos de fundo possuem algo de mágico com as cores da natureza e leveza dos ventos contrastando com a opressiva riqueza e poluição visual das decorações de Yubaba. Percebe-se mesmo a magia do lugar comum que pode se transformar do dia para a noite – como se a diferença das vizinhanças comuns e um mundo em que as águas ganham vida, e dragões voam estivesse apenas a uma mudança de percepção de distância.

Ficha Técnica:

Título: A Viagem de Chihiro
Título original: Sen to Chihiro No Kamikakushi
País: Japão
Gênero: Animação
Duração: 02 hs 02 min
Ano de lançamento: 2001
Estúdio: Dentsu Inc. / Mitsubishi Commercial Affairs / NTV / Studio Ghibli / Tokuma Shoten / Touhoku Shinsha
Distribuidora: Europa Filmes / Buena Vista International
Direção: Hayao Miyazaki
Roteiro: Hayao Miyazaki
Produção: Toshio Suzuki
Música: Joe Hisaishi
Direção de arte: Youji Takeshige

Trailer:
















Texto de autoria de Deborah Magnani, agradeço pelo autorização do uso em nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário