terça-feira, 8 de junho de 2010

Especial Ghibli - O serviço de entregas da Kiki





Kiki mora com seus pais, num pequeno vilarejo, cercada por amigos. O mundo em que ela vive se parece com o que existia quarenta ou cinqüenta anos atrás, como uma diferença: magia é real, e aceita como um talento qualquer, como saber cozinhar ou consertar coisas. Sua mãe é uma bruxa, e Kiki quer seguir seus passos, mas não possui seu dom de cura. A única coisa que sabe fazer é voar na vassoura. Numa noite de lua cheia do seu décimo terceiro ano de vida, ela e seu gato preto Jiji, sobem na vassoura para buscar uma nova vida. Como aprendiz de bruxa, ela deve vestir seu hábito negro que sua querida mãe costurou, encontrar uma cidade para viver, e se tornar independente, utilizando seus talentos mágicos, durante um ano inteiro.

Kiki’s Delivery Service ( Majo no Takkyūbin) é um dos mais encantadores filmes já fetos para garotas. Baseado no livro de Eiko Kadono, foi consideravelmente incrementado pelo roteiro inteligente de Miyazaki, que adicionou uma crise de confiança na heroína e uma resolução dramática para o caso. Não que o filme não possa agradar todos os públicos, mas é raro encontrar filmes para garotas com uma figura tão carismática e adorável . Kiki é determinada, corajosa e batalhadora, porém tem seu momentos de ingenuidade e timidez: fica suspirando numa vitrine por sapato que nunca poderá comprar, se sente envergonhada por seus trajes simples diante das outras garotas, e fica extremamente nervosa porque não tem certeza se o garoto de quem gosta, retribui seus sentimentos.

De todos os filmes de Miyazaki, este é o que possui menos referencias óbvias de ambientalismo, mas elas estão lá. O mundo de Kiki é lindo, acolhedor, com um grande espírito de comunidade e colaboração, mas os traços de mudança são visíveis. Ao sair de seu vilarejo e chegar numa cidade grande, ela se sente ignorada e sozinha, embora os valores que ela traz de sua calorosa família lhe proporcionam construir um lugar próprio. Ainda há árvores e jardins na cidade, mas gora é preciso percorrer grandes distancias para se estar sozinha com a natureza. Porém, o filme não simplifica o caminho da infância de uma menina para sua maturidade, e sim, mostra o caminho da humanidade, de pequenas comunidades para grandes cidades, e questiona o quanto se pretende mudar nos modos de vida e o que é importante manter.

Os padrões do Studio Ghibli se mantêm, o que significa que todos os aspectos técnicos e artísticos foram polidos com a qualidade conhecida em cada quadro do filme. Com este nível de perfeccionismo, seria até arriscado polir demais e tirar a vitalidade da obra, esterilizando-a. Mas não é o que acontece. O charme dos personagens, até as menores figuras nas cenas de multidão, a energia do roteiro e o acumulo de detalhes domésticos e sociais criam um ambiente convincente. O mundo de Kiki é tão bem conjurado que é possível lamentar não conhecer o fim de todas as histórias paralelas que se iniciam no curso do filme. Uma obra para meninas que enfeitiça todos os públicos.
O Serviço de etregas da Kiki – Kiki’s Delivery Service nunca foi lançado Brasil


Ficha Técnica

Título: O Serviço de etregas da Kiki – Kiki’s Delivery Service
Título Original: Kiki’s Delivery Service ( Majo no Takkyūbin)
Direção: Hayao Miyazaki

Produção: Hayao Miyazaki

Roteiro: Nobuyuki Isshiki / Hayao Miyazaki – Baseado no livro de Eiko Kadono

Música: Joe Hisaishi

Ano de Lançamento: 1989
País: Japão

Gênero: Animação/Aventura/Fantasia

Estúdio: Studio Ghibli

Duração: 102 min.




















Texto de autoria de Deborah Magnani, agradeço pelo autorização do uso em nosso blog.

Um comentário:

  1. obs: o filme pode não ter sido divulgado no Brasil,porem tenho o filme gravado em português.e Se não me engano foi gravado no canal da Disney.

    ResponderExcluir