segunda-feira, 14 de junho de 2010

Especial Ghibli - O reino dos gatos


A jovem estudante Haru vê um gato muito singular carregando um pequeno embrulho pela rua. Quando ele é quase atropelado por um caminhão, Haru o salva, mas acaba se envolvendo numa serie de estranhos acontecimentos que levam a visita de uma delegação de gatos que oferecem a mão do Príncipe dos Gatos – justamente o que ela salvou – em casamento. O único que pode salvá-la de ser abduzida para este estranho mundo de gatos falantes e do protocolo real é outro gato, conhecido como Barão.

O reino dos gatos, não é nem de longe uma das obras-primas do Studio Ghibli, mas ainda assim é uma boa produção. O filme de estréia de Hiroyuki Morita como diretor é divertido e cativante, porém falta-lhe a magia de Hayao Miyazaki ou a ternura de Isao Takahata, mestres bem mais experientes e sábio na arte de emocionar.

A figura do gato Barão, já conhecido desde Sussuros do Coração é sem dúvida o maior toque de magia e mistério da história que apesar de curta – os 75 minutos passam voando – é muito bem amarrada.

Para uma jovem em vias de sair da escola e encarar o mundo, os adultos parecem uma espécie diferente com poderes especiais. Este doce filme consegue captar este sentimento, lembrando que todos precisam de ajuda para começar a navegar por esta estranha dimensão da idade adulta, e de como e fácil se apaixonar por quem admiramos.

O reino dos gatos foi lançado no Brasil em 2007 diretamente em DVD pela Europa vídeos.

Ficha Técnica

Titulo: O reino dos gatos
Titulo Original: The Cat Returns (Neko no Ongaeshi)
Direção: Hiroyuki Morita
Produção: Isao Takahata
Roteiro: Reiko Yoshida
Música: Yuuji Nomi
Ano de Lancamento: Japao/2002 – Brasil/2006 País: Japão
Gênero: Animação/Aventura/Fantasia
Estúdio: Studio Ghibli
Duração: 75 min.

Trailer:










Croquis:





Texto de autoria de Deborah Magnani, agradeço pelo autorização do uso em nosso blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário