sexta-feira, 11 de junho de 2010

Especial Ghibli – Nausicaä do Vale do Vento



A população mundial causou sua própria destruição numa grande guerra, uma devastadora poluição continua a causar estragos, mil anos depois. Em um pequeno vale, distante da poluição e dos ventos do mar, uma princesa adolescente estuda os esporos mortais que as plantas expelem no ar e tenta encontrar uma maneira de ajudar seu povo. Fora do vale, insetos gigantes, terríveis crustáceos chamados Ohmu vagam pelas terras perdidas, mas uma força ainda mais perigosa surge em forma humana. Outra princesa, uma ambiciosa guerreira de um poderoso império, deseja reviver o último remanescente de antigas bio-armas visando assegurar a supremacia de seu povo. Fazendo isso, ela ameaça destruir o mundo outra vez.

Baseado no primeiro quarto do épico mangá de Hayao Miyazaki, Nausicaä do Vale do Vento (Nausicaä of the Valley of the Wind, Kaze noTani no Naushika em japonês) é um belo marco do criador das animações que possuem sempre as mulheres (melhor dizendo, garotas) como fonte de força e determinação. A heroína é convincentemente humana, seu mundo é construído maravilhosamente detalhado e o conceito – a natureza pode se curar se a humanidade não fizer muita bobagem – é espressada sem pieguismo. Todos os personagens são muito bem criados e desenvolvidos (sem falar em bem desenhados), já que umas das perocupações centrais de Miyazaki era fugir do típicos maniqueísmo bem/mal e dar a todos – criaturas inclusas – a dignidade de motivações compreensíceis e até mesmo aceitáveis. As sub-tramas não atrapalham o desenvolvimento de ação da história, e o final, ainda que muito messiânico para alguns (e não corresponde ao fim do mangá), é emocionante mesmo depois de repetidas vezes.

Nausicaä foi produzido antes da fundação do Studio Ghibli, no sistema contratual em que o diretor escolhe os melhores profissionais disponíveis para trabalhar no filme, o que proporcionou uma qualidade técnica ímpar ao filme. Miyazaki utilizou várias técnicas de animação diferentes, incluindo recortes de papel, o que resultou num trabalho muito bem acabado. Mas o que dá mais força ao filme é mesmo seu roteiro, recheados de incidentes, emoção e paixão. A trilha sonora deve ser notada a parte, com a combinação dos belos acordes de Joe Hisaishi com os estranhos e maravilhosos sons das exóticas criaturas do universo de Nausicaä sua tecnologia antiga e envelhecida mas ainda assim perigosa.

Embora Nausicaä seja um estrondoso sucesso em todo o mundo, nunca foi lançado no Brasil, mas vez ou outra é exibido em alguma mostra ou festival por almas mais sensíveis.

Ficha Técnica

Título Original: Nausicaä of the Valley of the Wind (Kaze no tani no Naushika)
País: Japão
Ano: 1984
Direção: Hayao Miyazaki/Kazuo Komatsubara
Roteiro: Hayao Miyazaki
Música: Joe Hisaishi
Duração: 116 minutos
Produção: Tokuma, Japan/Isao Takahata
Gênero: Animação/Ficção Científica
Distribuição: Toei Animation


Trailer:















Texto de autoria de Deborah Magnani, agradeço pelo autorização do uso em nosso blog.

Outro texto muito legal sobre Nausicaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário