Lançamos o Desafio nas ultimas duas reuniões de Staff que fizemos, este desafio foi criado por Tom Wujeck, designer da Autodesk e aplicados em cerca de 70 países diferentes. No final da dinâmica apresentamos um vídeo onde mostrava resultados e uma das coisas mais bacanas é saber que as crianças que estão no jardim de infância se saem melhores do que o de muitos executivos de diversas empresas. Foi um ótimo exercício que encoraja um time a experienciar lições simples mas profundas em colaboração, inovação e criatividade.
Se vc quiser fazer com a sua turma, o desafio funciona assim:Primeiro Passo: Agende uma reunião
Encontre de 45 a 60 minutos onde seu time pode engajar-se no desafio. Crie times de até 5 pessoas.
Segundo Passo: Prepare um kit para cada time
Antes da reunião, prepare o kit do desafio do marshmallow para cada time, cada time deve possuir 20 pauzinhos de espaghetti, um metro de fita adesica, um metro de barbante e um marshmallow. Esses ingredientes devem ser colocados dentro de um envelope o que simplifica a distribuição e esconde o conteúdo, aumentando o elemento surpresa.
1. Espaghetti: Tenha certeza que você está usando espaghetti não cozinhado. Evite espaghetti que seje muito fino ou quebre facilmente. Mas tambem não vai facilitar e entregar aqueles bem grossos, rs.2. Barbante: Permita o uso de uma tesoura, caso necessário.
3. Marshmallow: Use uma marca conhecida que possua o tamanho "normal" para um marshmallow.
4. Fita Adesiva: Compre fita adesiva normal.
Outros itens importantes:
1. Régua ou fita de mensuração: Depois que o desafio terminar você precisará medir as estruturas.
2. Cronômetro:(principalmente se for no celular do Dorte) O desafio do marshmallow dura 18 minutos. 20 minutos é muito e 15 é pouco.
Terceiro Passo: Explique muito bem as instruções
Seja claro sobre os objetivos e regras do desafio de Marshmallow. Use uma apresentação para explicar o desafio e para reforçar visualmente as instruções:
1. Construir a estrutura livre mais alta para o Marshmallow: O time vencedor é aquele que fizer a estrutura mais alta medida da mesa até o topo da estrutura com o marshmallow. Isso significa que a estrutura não pode estar suspensa em outra estrutura como uma cadeira, teto ou qualquer outro objeto.
2. O marshmallow inteiro deve estar no topo: O marshamallow inteiro precisa estar no topo da estrutura. Cortar ou comer parte do marshmallow disqualifica o time.
3. Use o quanto quiser do Kit: O time pode usar até menos do que 20 espaghettis, ou menos da fita adesiva e basrbante. O time só não pode usar o envelope como parte da estrutura.
4. Quebrar o espaghetti, fita ou barbante: os times estão livres para quebrar o espaghetti, fita adesiva ou barbante para criar novas estruturas.
5. O desafio dura 18 minutos: Os times não podem segurar a estrutura quando acabar o tempo. Aqueles que tocarem ou segurarem a estrutura no fim do tempo estarão desqualificados.
6. Tenha certeza que todos entenderam as regras: Não se preocupe em repetir as regras muitas vezes. Repita-as pelo menos três vezes. Pergunte se alguém possui alguma dúvida antes de começar.
Terceiro Passo: Explique muito bem as instruções
Seja claro sobre os objetivos e regras do desafio de Marshmallow. Use uma apresentação para explicar o desafio e para reforçar visualmente as instruções:
1. Construir a estrutura livre mais alta para o Marshmallow: O time vencedor é aquele que fizer a estrutura mais alta medida da mesa até o topo da estrutura com o marshmallow. Isso significa que a estrutura não pode estar suspensa em outra estrutura como uma cadeira, teto ou qualquer outro objeto.
2. O marshmallow inteiro deve estar no topo: O marshamallow inteiro precisa estar no topo da estrutura. Cortar ou comer parte do marshmallow disqualifica o time.
3. Use o quanto quiser do Kit: O time pode usar até menos do que 20 espaghettis, ou menos da fita adesiva e basrbante. O time só não pode usar o envelope como parte da estrutura.
4. Quebrar o espaghetti, fita ou barbante: os times estão livres para quebrar o espaghetti, fita adesiva ou barbante para criar novas estruturas.
5. O desafio dura 18 minutos: Os times não podem segurar a estrutura quando acabar o tempo. Aqueles que tocarem ou segurarem a estrutura no fim do tempo estarão desqualificados.
6. Tenha certeza que todos entenderam as regras: Não se preocupe em repetir as regras muitas vezes. Repita-as pelo menos três vezes. Pergunte se alguém possui alguma dúvida antes de começar.
Quarto Passo: Comece o Desafio
Comece o cronômetro e a música assim que começar o desafio.
1. Caminhe pela sala: É incrível ver o desenvolvimento das estruturas e reparar os padrões de inovação que os times inventam. E super engraçado ver os outros fazerem e as vezes cometerem os mesmos erros que você caso você já tenha feito.
2. Lembre o tempo para o time: Avise quando faltarem 12 minutos, 9 minutos, 7 minutos, 5 minutos, 3 minutos, 2 minutos, 1 minuto, 30 segundos e 10 segundos.
3. Fale como os times estão evoluindo: Deixe o grupo inteiro saber como eles estão evoluindo. Crie uma rivalidade amigável entre os grupos. Encoraje pessoas a olhar o trabalho dos outros times.
Comece o cronômetro e a música assim que começar o desafio.
1. Caminhe pela sala: É incrível ver o desenvolvimento das estruturas e reparar os padrões de inovação que os times inventam. E super engraçado ver os outros fazerem e as vezes cometerem os mesmos erros que você caso você já tenha feito.
2. Lembre o tempo para o time: Avise quando faltarem 12 minutos, 9 minutos, 7 minutos, 5 minutos, 3 minutos, 2 minutos, 1 minuto, 30 segundos e 10 segundos.
3. Fale como os times estão evoluindo: Deixe o grupo inteiro saber como eles estão evoluindo. Crie uma rivalidade amigável entre os grupos. Encoraje pessoas a olhar o trabalho dos outros times.
4. Lembre os times que quem ficar segurando a estrutura ao final será desqualificado. Diversos times terão uma vontade imensa de segurar sua estrutura no final. Geralmente por causa do marshmallo que ao ser colocado no final acaba desmoronando a estrutura. A estrutura que ganhar deve ser estável.
Quinto Passo: Finalizando o Desafio
Assim que terminar o tempo, pergunte se todo mundo está sentando para que todos possam ver as estruturas. Na maioria das vezes, apenas metade dos grupos terá estruturas em pé.
1. Meça as estruturas: Da menor para maior, meça e fale alto as medidas. Se voce estiver documentando o desafio, faça alguém gravas as medidas.
2. Identifique o time vencedor: Faça o time ser reconhecido e dê um prêmio.
3. Dê a lição sobre o Desafio do Marshmallow: Entregue a apresentação anexa ou descreva as lições chave do desafio do marshmallow.
4. Crianças tem melhores resultados do que estudantes de negócios.
5. Prototipizar importa: a razão porque crianças são melhores do que estudantes de negócios é porque elas gastam mais tempo brincando e prototipizando. Elas geralmente começam com o marshmallow e vão enfiando os palitos. Os estudantes passam a maior parte do tempo planejando e então executam o plano, acabando quase sem tempo para corrigir a estrutura depois que colocam o marshmallow no topo.
6. O marshmallow é uma metáfora para pressupostos escondidos de projetos: Os pressupostos do Desafio do Marshmallow é que o marshamllow é leve e macio e será facilmente suportado por pauzinhos de espaghetti. Depois que você constrói a estrutura o marshamllow não parece tão leve. A lição do desafio do marshmallow é que precisamos identificar os pressupostos do nosso projeto - as verdadeiras necessidades dos nossos clientes, o preço do produto, a duração do serviço - e testá-los o mais cedo o possível e com frequência. Esse é o mecanismo que leva a inovação efetiva.
Para aqueles que ficaram com curiosidade a minha torre marshamallow caiu =/, hehehehehe então foi zero, hehehehe.
Mas a galera mandou bem:
sugoi.... quero fazer uma dessas, kkk
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