terça-feira, 23 de março de 2010

Akira Kurasawa


Esse gênio completaria 100 anos hoje se estivesse vivo.

No dia em que se completam 100 anos do nascimento do diretor Akira Kurosawa, o "imperador" do cinema japonês, o legado desse cineasta perfeccionista, complexo e de gênio forte segue vivo em muitas das produções do cinema atual.

"O ocidental e o japonês convivem lado a lado em minha mente, sem o menor sentimento de conflito"

O certo é que durante muitos anos a obra de Kurosawa teve mais admiradores no mundo ocidental que no Japão, mas onde agora, um século após seu nascimento, é lembrado orgulhosamente como um dos mais sublimes diretores, mas sem grandes comemorações.

Momento fofoca

Os festejos sobre o centenário foram ofuscados pelo escândalo que atingiu a Fundação Akira Kurosawa, criada após a morte do cineasta, em 1998, e dirigida pelo filho, Hisao Kurosawa.

No final de fevereiro, um jornal local informou que as autoridades investigam o paradeiro de 380 milhões de ienes (cerca de 3 milhões de euros) do patrimônio da Fundação — que poderia estar em risco de quebra — e a participação de Hisao, de 65 anos, em um suposto crime de desvio.

Uma porta-voz da Fundação, que não confirmou essas informações, indicou nesta terça à Agência Efe que os dados sobre as comemorações do centenário estão em mãos dos estúdios Toho, a produtora de Kurosawa, que por enquanto só anunciou uma retrospectiva sobre o diretor que começará no próximo sábado na capital japonesa.

Por causa do centenário do diretor, Cowie publicou o livro "Akira Kurosawa: master of cinema", que mergulha na biografia do lendário cineasta, na influência de suas produções e na busca pela perfeição que beirava à obsessão.

Para os colecionadores

Também por ocasião dos 100 anos de Kurosawa, foram publicadas novas coleções em DVD de seus filmes e foi divulgada uma restauração digital de "Rashomon", enquanto festivais de vários lugares do mundo dedicam neste ano ciclos especiais com homenagem ao japonês.

No Japão, apesar da modéstia das comemorações, a Universidade de Ryukoku, na cidade de Kioto, lembrou que 100 anos depois do nascimento do gênio seus arquivos mais pessoais estão ao alcance de qualquer um na internet.

Após um vasto trabalho de digitalização, a universidade concluiu no ano passado o maior arquivo aberto de Kurosawa na internet, onde há cerca de 20 mil páginas com anotações, desenhos, scripts e fotos do mestre do cinema japonês. Mas nós neros mortias que não sabemos japones, teremos que rebolar para consigar ter acesso a isso =P

Nenhum comentário:

Postar um comentário