segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mario completo 24 anos em setembro


Em setembro, o personagem Mario da Nintendo completa vinte e quatro anos de grandes e clássicos jogos. Passando por todos os consoles da empresa, o nobre encanador consolidou-se em uma das franquias mais caras e populares do mundo e hoje é um “rosto” batido na mídia e principalmente nos videogames. Não importa o gênero, o estilo ou a jogabilidade: saindo um jogo de Mario, é garantia de sucesso.
Essa fama, porém, veio de forma inesperada pelo criador Shigeru Miyamoto. Há 24 anos atrás, a Nintendo japonesa encomendou um jogo para popularizar a marca nos Estados Unidos e países da América. Inicialmente, Shigeru fabricaria um personagem baseado no clássico marinheiro Popeye, mas os executivos de marketing acharam que a fama do desenho seria repentina e não se expandiria por muito tempo. Era lógico, então, criar algo inovador, que renovasse a Nintendo e trouxesse uma imagem única.
Seguindo esses princípios, surgiu em 1981 o jogo Donkey Kong, que trazia um nobre carpinteiro de bigode enfrentando blocos e obstáculos para salvar sua amada Pauline da ameaça de um tenebroso gorila (que tornara-se famoso depois). Apesar do game levar o nome do vilão, era o herói quem se destacava. Foi assim, que em uma brincadeira, os produtores do jogo resolveram dar nome ao valente bigodudo e passaram a chamá-lo de Mario, já que ele se parecia muito com o empresário italiano Mario Segali, do escritório filial da Nintendo em Nova Iorque.
De carpinteiro a encanador, Mario foi lançado em 1982, com a continuação do jogo Donkey Kong, ganhando uma aventura solo em 1983, que trazia uma premissa criativa: o encanador tinha que atravessar mundos ao lado de seu companheiro de trabalho e irmão Luigi. Como inimigos, eles enfrentavam tartarugas, precipícios, caranguejos, moscas e outros animais exóticos. O personagem ainda ganharia, ao longo de seus mais de 50 jogos, amigos e inimigos como a princesa Peach, o dinossauro Yoshi e Toad, um cogumelo “humanóide”. Mario, porém, só foi cotado como personagem fixo em setembro de 1985, quando foi lançado seu primeiro jogo para NES. Daí o seu aniversário.
De plataforma a plataforma, a Nintendo foi aumentando a complexidade do personagem e apesar dele usar uma roupa simples e característica (um macacão e um chapéu), sua fama ficou ainda maior. A aparência de Mario também é fácil de ser explicada: Shigeru Miyamoto queria que seu herói pudesse ser visto nos arcades de antigamente (já que eles tinham qualidade de reprodução de imagens muito ruim). Assim, foi determinado que ele tivesse um narigão (para as pessoas poderem entender as feições do rosto) e uma boina (assim seu cabelo não soaria fácil).
Estrelando em jogos temáticos, ao lado de seus amigos e de outros personagens clássicos da Nintendo, Mario figurou em games de luta, corrida, RPG e esportes. As plataformas mais recentes como Nintendo 64 e Nintendo Gamecube aumentaram as possibilidades de gráficos e assim ficou mais fácil de utilizar o herói para aparições em jogos que não tivessem a temática de aventura.
Hoje, dificilmente a marca Nintendo não é associada à fama do encanador e é praticamente “de lei” lançar uma plataforma nova com um jogo do bigodudo. Com orçamentos milionários e grande recompensa financeira, o herói estrelou em mais de 50 games, além de desenhos animados, filme live-action (com atores reais) e produtos como action figures e pelúcia.

Um comentário: