“A sua fome não deve controlar as palavras que saem da sua boca.
A sua dor não deve controlar a expressão da sua face.
A sua tristeza não deve controlar a energia que emana do seu corpo.
A sua ira não deve controlar as ações de sua mente.
Não permita que os imprevistos incutam temor no seu coração.
Não permita que o dinheiro insufle apego no seu coração.
Não permita que a comida e a bebida façam de você um escravo.
Mantenha a retidão e não se desvie do caminho.
Faça o que deve ser feito e não se vanglorie dos seus atos.
Que a grandeza da sua pessoa seja vasta como o mar.
Que a determinação em seguir os preceitos seja firme como uma rocha.
Que o estado do seu espírito seja limpo como uma perola.
Que o caminho que você percorre seja o caminho que os sábios do passado percorreram.
Seja estóico, rigoroso e negue a si mesmo. Mas ao mesmo tempo seja elegante, tolerante e vivaz.
Seja indômito. Mas ao mesmo tempo, seja gentil e humilde.(…)”
Mestre Hibino Raifu Masayuki – fundador do estilo Sinto Ryu I AI DO.
Como muita honra o Otaku No Nipo tem orgulho divulgar quem
em nossa proxima edição, teremos a oportunidade de conhecer e assistir
de perto a apresentação de I AI DO, do Instituto Cultural de Campinas AIKIKAI, com a presença do Sensei Severino.
O I AI DO que traduzindo I = estar, AI = harmonia, DO = caminho. "A maneira de harmonizar-se em ação", é o treinamento dos samurais nas artes da espada.
Este treinamento não servia somente para prepará-los para o combate, mas também como um caminho para o auto-conhecimento, o equilíbrio e a iluminação espiritual.
O I AI DO que traduzindo I = estar, AI = harmonia, DO = caminho. "A maneira de harmonizar-se em ação", é o treinamento dos samurais nas artes da espada.
Este treinamento não servia somente para prepará-los para o combate, mas também como um caminho para o auto-conhecimento, o equilíbrio e a iluminação espiritual.
Ainda no período Edo (1603-1868), o famoso samurai Yagyu Munenori, instrutor dos três primeiros xoguns Tokugawa, já falava sobre Katsujinken, ou seja, a espada que traz a vida. Procurava-se usar a prática da espada como uma forma de beneficiar toda a sociedade através da formação do indivíduo.
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