Se fosse vivo, Charlie Chaplin faria hoje 123 anos.
Uma das suas frases mais conhecidas foi:
"A persistência é o caminho do sucesso!"
Charlie Chaplin foi um verdadeiro revolucionário do cinema, criando estilos de comédia - ele e Buster Keaton -, obras-primas que se tornaram apaixonantes para milhões de pessoas.
Mas no meio da sua obra, destaca-se uma personagem, o imortal e que faz parte da história do cinema, Charlot, que o tornou numa das primeiras estrelas globais.
Nasceu a 16 de Abril de 1889, em Londres, começou a viver nos Estados Unidos em 1913 e morreu em 1977, na Suíça (foi expulso dos Estados Unidos por práticas não-Americanas, durante a era McCarthy em 1952).
A sua carreira no cinema começou em 1914, altura em que começou a protagonizar e escrever os seus próprios filme. Em 1916 já produzia e a partir de 1918 começou mesmo a escrever as músicas, daí que seja considerado um dos homens mais criativos e influentes da era do cinema mudo.
O Vagabundo, Luzes na Cidade e Tempos Modernos foram dos filmes mais importantes que fez, mas O Grande Ditador (de 1940) deu um novo impulso à sua carreira, misturando ironia (sobre Hitler), sátira e comédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário