domingo, 30 de maio de 2010

Especial Ghibli - O Castelo Animado


A sensível e tímida chapeleira Sophie, encontra acidentalmente o brilhante e belo mago Howl, e é amaldiçoada por uma antiga inimiga dele, se transformando numa velha senhora. Incapaz de se encontrar sua bela irmã e mãe em seu estado ancião, ela parte em busca de sua juventude. No caminho ela ajuda um espantalho em apuros que a guia para o castelo andarilho do mago. Ao entrar no castelo, Sophie conhece o pequeno aprendiz Markl e o demônio do fogo Calcifer, e convence o mago a deixá-la ficar no castelo como empregada. O grande mago é na verdade, um jovem e equivocado rapaz, refém de seu próprio mito, atormentado por um passado obscuro, e inseguro sobre seus talentos. Sophie, mais do que apaixonada por ele, e apegada à sua nova e nada ortodoxa família, decide salvar a todos.


Miyazaki usou o romance de Diana Wynne Jones como base para ‘O Castelo Animado’, sua obra seguinte ao ganhador do Oscar A Viagem de Chihiro, porém adicionou suas tramas características – a relação do homem com a natureza, a futilidade da guerra, e o prazer de voar. O naturalismo de mundo é mostrado com a beleza de sempre, com alguns cenários extasiantes com montanhas e lagos. Mas a grande criação deste filme é o castelo propriamente dito, uma mistura da cabana da Baba Yaga, com um pouco de Heath Robinson e híbrido como Castelo Voador de Terry Gilliam. Inteiramente animado por computador, o castelo se adéqua perfeitamente às cenas feita em animação tradicional, deixando a história ainda mais mágica.
O Castelo Animado foi indicado ao Oscar e ganhou um caminhão de prêmios ao redor do mundo.
Foi lançado no Brasil em 2005.

Trailer do filme:


Ficha Técnica
Título: O Castelo Animado
Título original: Howl’s Moving Castle/Hauru No Ugoku Shiro/ハウルの動く城
Direção/Roteiro: Hayao Miyazaki
Produção: Studio Ghibli, Gonzo, T2,I.G, Madhouse
Ano de lançamento: 2004
Gênero: Animação/Anime/Fantasia
País: Japão












Agradeço a Deborah Magnani do site Cubo3 , que liberou que nós da Otaku no ie usássemos os artigos escritos por ela, sobre o Studio Ghibli.

E quem tiver interesse em assistir ao filme, iremos exibir no dia 5/06 - próximo sabado as 14 horas no Instituto Cultural Nipo Brasileiro as 14 horas.
Estão todos convidados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário